por Caneca Cultural
Espetáculo inédito, com direção de Paulo Goulart Filho, utiliza recursos multimídia para revelar os dilemas e conflitos existenciais da “crise dos 30 anos” na vida da mulher contemporânea
Estreia no dia 08 de abril, no teatro UMC, o espetáculo inédito “Balzaquiando – Bem-vinda aos 30!” de Nina Ximenes, com direção de Paulo Goulart Filho. A comédia apresenta as nuances, dilemas e conflitos cotidianos da mulher contemporânea ao se deparar com a “crise dos 30 anos”, por meio das histórias das protagonistas Joana, Júlia e Jaqueline.
Júlia (Mariana Moraes) é arquiteta e, focada no trabalho, na adequação social, julga não ter tempo e nem interesse em se relacionar afetivamente. Ela mora com a amiga, Joana, uma dançarina, artista de alma livre, sem medo de amar e que, com dificuldades de estabilizar-se financeiramente, busca ideias criativas para ter um negócio próprio que dê uma guinada na sua vida. Além do apartamento as duas dividem as angústias e questionamentos inerentes às mulheres na faixa dos 30 anos.
Joana oferece o apartamento para receber sua prima, a advogada Jaqueline (Cândida Loiza), que deixou a filha na cidade natal, no sertão da Paraíba, para encontrar um bom emprego e oportunidade de crescimento em São Paulo. Com a chegada dela, as diferenças de temperamento se amplificam, as três enfrentam conflitos de convivência, fortalecem os laços de amizade e superam as reviravoltas rumo à felicidade.
Para retratar a diversidade da mulher balzaquiana nos dias atuais, a autora Nina Ximenes mergulhou nas crises femininas cíclicas. “A mulher, de um modo geral, passa por várias crises, de acordo com cobranças inerentes à sua faixa etária”, analisa Nina. “A mulher de 30 acha que não é tão jovem para levar uma vida sem responsabilidade, mas também não é tão madura para assumir compromissos sérios. O corpo e a mente dela estão em transição, enquanto as cobranças da sociedade sobre emprego, casamento e filhos estão acirradas. A cabeça dessa mulher dá mil voltas”.
Para a autora, as personagens sintetizam os problemas dessa faixa etária. “A Júlia, a Joana e a Jaqueline têm temperamentos, histórias de vida e reações distintas sobre essa fase da vida. Por isso eu acho que todas as mulheres que assistirem vão se identificar”, relata Ximenes.
Com um texto escrito por uma mulher, sobre mulheres e com mulheres em cena, a direção coube a Paulo Goulart Filho, que apresenta o seu olhar masculino sensível e repleto de referências femininas. “Sempre vivi rodeado por mulheres, mas agora minha filha mais velha tem 31, tenho uma com 29 e a outra com 28 anos. Então estou vivendo exatamente esse período como pai das balzaquianas”, revela Paulinho Goulart. Na visão do diretor, o enredo investiga como está essa mulher contemporânea. “Ela trabalha? Tem seus desejos e anseios? Mas onde fica a família? Nesse espetáculo, por exemplo, são três mulheres que não são casadas e só uma tem filho, então, já podemos refletir que a mulher de hoje adia esses planos, o que é absolutamente normal, mas deixa uma lacuna que fica muito clara no espetáculo”, analisa.
Com um texto ágil que dialoga com os roteiros televisivos, a montagem é alinhavada por vídeos que revelam momentos complementares aos episódios apresentados no palco. A estética do espetáculo funde os vídeos, que conduzem os espectadores, às cenas apresentadas ao vivo, como um guia que estabelece as passagens de tempo transformadoras para as personagens. “Estou gostando de experimentar a fusão da arte ao vivo com a gravada. Esse é um dos elementos que mais me instiga no espetáculo”, conclui Paulo Goulart Filho.
Ficha técnica:
Texto: Nina Ximenes
Direção: Paulo Goulart Filho
Assistente de Direção: Mariana Moraes
Direção musical e trilha sonora: Silvia Goes
Produção musical: Wagner Amorosino
Gravação: Estúdio Azulão, por Roberto Gava
Músicos: Silvia Goes, Alex Braga, Wagner Amorosino e Roberto Gava
Elenco: Bruna Ximenes, Cândida Loiza e Mariana Moraes
Direção de Vídeo: Eduardo Gonzalez
Cinegrafistas: Eduardo Gonzalez e Samuel Santos
Edição e videografismo: Kleber Parra
Cenografia: Antônio Rodrigues
Concepção de Figurinos: Lara Gois
Assistente de Produção: Amanda Lima
Fotos: Martha Pacce
Operação de Vídeo e Som: Rick Conte
Contrarregras: Gustavo Varolli e Vagner Miranda
Camareira: Val Gomes
Realização: Laboratório de Artes Teatro e Vídeo
[SINOPSE]
Balzaquiando – Bem-vinda aos 30! De Nina Ximenes. Comédia. Dir. Paulo Goulart Filho. O texto inédito revela os dilemas e conflitos existenciais de três amigas em plena “crise dos 30 anos”. Diante dos desafios contemporâneos, Júlia, Joana e Jaqueline apoiam-se na amizade. Uma comédia sensível apresentada de forma inovadora com o uso de recursos multimídia. Com Bruna Ximenes, Cândida Loiza e Mariana Moraes. (65 min).Teatro UMC. Sex. 21h. R$50. 12 anos. Estreia 08/04.