Por Pedro Henrique
18 de julho de 2016
Desde que conheci a obra de Fernando Pessoa, tornei-me grande admirador de seus escritos, de sua filosofia, suas facetas, sua falta de norma e padrão. Fernando Pessoa é um de meus escritores preferidos, então foi uma boa surpresa saber que a Editora Leya havia lançado um livro de citações do autor.
Estamos acostumados às antologias de escritores diversos, livros que tentam agrupar num só volume, toda a obra de um grande autor. Acho isso ótimo e fabuloso. Mas, para o leitor comum, especialmente aqueles que desconhecem a obra de determinado escritor, uma antologia pode se tornar algo difícil de ler e um tanto distante de seu universo pessoal. Por este motivo, quando vi que o ABC de Fernando Pessoa havia sido lançado, não perdi a oportunidade de tê-lo em mão.
O ABC de Fernando Pessoa é, bem resumidamente, um vocabulário literário do autor e seus heterônimos. Não é um livro comum, padrão. É, antes de tudo, metalinguístico; dialoga com o idioma assim como dialoga com o próprio autor e o leitor. A proposta do livro é oferecer ao leitor um abecedário segundo Fernando Pessoa. E isso, por si só, exerce uma diferença enorme na leitura da obra, porque a gente deixa de esperar ter apenas um livro de poesia, mas algo mais que isso.
Esse é um livro bem curto, tem 111 páginas, contando o índice. O livro não é guiado por capítulos ou fases criativas do escritor. Como o próprio nome sugere, a obra a guiada tal qual um dicionário listando palavras e seus significados. No entanto, no lugar do significado real das palavras listadas, temos trechos de diversos textos de Fernando Pessoa. Quer entender como é isso? Veja o exemplo abaixo:
F
Fingir é amar.
O Poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Nesse modelo, o livro segue até o fim, enumerando letras, palavras e definições do início ao fim do alfabeto, tudo segundo Fernando Pessoa e seus outros “eus”. É um livro muito convidativo, especialmente àqueles que tem vontade de conhecer um pouquinho da obra do autor. É uma obra de leitura muito fácil e fluída e que lista um pouco do que há de melhor na literatura de Fernando Pessoa.
Em o ABC de Fernando Pessoa, nós podemos conhecer um pouco sobre tudo o que o autor pensa sobre vida e morte, pensamento e criação, trabalho e política, filosofia e educação. É quase que um aperitivo provocador que nos faz querer ler ainda mais sobre sua obra.
E, claro, não poderia deixar de falar do livro propriamente dito. A Editora Leya realmente caprichou no volume, oferecendo uma edição com capa dura muito bem produzida, atraente e minimalista tal como pode ser considerado o trabalho do poeta. Ainda, antes do abecedário temos um pequeno perfil do escritor com um pouco de sua história, carreira e algumas curiosidades. É um livro que deve fazer parte da biblioteca de todos os leitores, sem dúvida; é um incremento para os fãs do escritor e um aperitivo doce e agradável para todos aqueles que ainda não o conhecem.
Boa leitura e até a próxima.
Tudo que chega,
chega sempre por alguma razão.
Revisado por Aline Machado.