Por Duda Amorim
30 de Outubro de 2015
Em primeiro lugar: FELIZ HALLOWEEN! Okay, pode não ser o dia, mas aqui no Caneca começamos a comemorar desde cedo!
Em segundo lugar, não, Atividade Paranormal não é baseado em fatos reais! Mas a foto do quarto filme da franquia combina bastante com o tema aqui!
Quando falamos de filmes de terror muitos gostam, não todos, mas muitos! E quando falamos de filmes de terror baseados em fatos reais, metade pula fora. Com isso, nessa semana especial estamos procurando os mais corajosos, que farão a maratona preparada por nós de Os Vinte Melhores Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais! Aí vai nossa listinha especial (vamos evitar maiores spoilers, além dos mais necessários, né).
– O Exorcista (1973)
Claro que em uma lista como esta, esse filme não poderia faltar! Já é bem conhecida a veracidade da narrativa, que antes de ser filme, também foi livro. Um dos poucos filmes de terror que foi realmente reconhecido em toda sua trama e criatividade ao passar da realidade para o cinema.
– O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Já é de senso comum que é baseado em fatos reais. Quando pensamos em filmes de terror que antes foram só o terror da vida de alguns, já pensamos autonomamente na Emily, que na verdade chamava Anneliese Michel. A possessão acontecida com a garota de 16 anos foi para as telonas, causando espanto e arrepios por vários países.
– O Ritual (2011)
Aproveitando a onda dos exorcismos, puxamos O Ritual! Conta a história de um padre que em sua formação espiritual resolveu dar um foco na parte dos demônios (corajoso, hein?) criando um filme impressionante, com religiosidade e mistério. Também conquistou vários admiradores e teve ótimas criticas.
– Psicose (1960)
Também é de conhecimento geral que Psicose é baseado em acontecimentos reais, mas não totalmente. O conhecido Norman Bates é apenas um personagem (fato que nem todos sabem), que por acaso é baseado em um conhecido serial killer, Ed Gein.
– O Massacre da Serra Elétrica (1987)
Já que começamos a falar de Ed Gein, podemos aproveitar a deixa e citar esse filme, que além de ser bem conhecido, poucos sabem que Leatherface foi um personagem também baseado nesse famoso serial killer.
– Silêncio dos Inocentes (1991)
Outro clássico do cinema que a maioria já assistiu, considerado o segundo melhor filme de terror, logo depois de O Exorcista. O filme tem o foco na busca de um serial killer de mulheres, mas o destaque vai totalmente para Hannibal Lecter, o psiquiatra que acaba se tornando canibal. A surpresa: Buffalo Bill, o serial killer procurado, também foi baseado em Ed Gein. Tomas Harris (autor) se baseia em Ted Bundy.
– Zodíaco (2007)
Yeay! Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo atuam nesse filme, do qual narra a história de um serial killer que mandava cartas ao jornal, fazendo ameaças com a intenção de fazer suas mensagens aparecerem nele aos olhos de todos (que diva). Até hoje não se sabe ao certo a identidade do tal criminoso.
– Do Inferno (2001)
Johnny Deep (quem não ama?) trabalha nessa produção que se inspirou no (misterioso até hoje) Jack, o Estripador! Podemos ver muitas versões dessa história em filmes, séries e livros, sendo um dos serial killers mais enigmáticos de todos os tempos.
– A Vizinha (2007)
No filme uma jovem acaba indo parar aos cuidados de uma vizinha, onde é presa e severamente torturada por ela e crianças da região. No filme quase vemos uma esperança da protagonista, o que não foi bem o que aconteceu com a Sylvia Likens na realidade, no crime reconhecido como mais brutal da história de Indiana.
– Quadrilha de Sádicos (1977)
Baseado em histórias e boatos de Sawney (Alexander Bean), o canibal chefe de uma seita cruel que havia em meados de 1500-1600. No filme – que passa nos tempos atuais – o chefe do grupo é um estranho mutante canibal, e uma família se perde fazendo um desvio perto de suas moradias em uma área de testes da força aérea.
– Viagem Maldita (2006)
Não podemos falar de Quadrilha Sádica sem falar de Viagem Maldita, que foi sua remake. Dessa vez o carro da família acaba tendo problemas no deserto, onde são caçados pelo grupo canibal.
– Wolf Creek – Viagem ao Inferno (2005)
Pegando carona no tema das viagens nem um pouco dos sonhos, trazemos esse. Não podemos dizer que Mick Taylor foi uma pessoa de verdade, mas foi um personagem baseado no cruzamento de dois serial killers, chamados Ivan Milat e Bradley Murdoch, dos quais os alvos prediletos eram mochileiros.
– O Albergue (2005)
Calma, calma! Sim, o filme é baseado em fatos reais, mas não bem como assistimos! Ninguém era capturado e torturado em frente ao público, eles eram voluntários! Meio estilo Deep Web eu diria. Não melhorou muito, né? Pois é.
– A Cidade do Horror (1979)
Antes de qualquer coisa: Warren. Para quem não sabe, o Ed e Lorraine Warren é o casal investigador de fenômenos paranormais, com habilidades médium, em demonologia e clarividência, além de também serem autores.
Esse filme foi baseado em uma das investigações do casal, o ocorrido se passou com a família Lutz, que se mudaram para uma casa em Amityville, e assim começaram a presenciar ocorrências misteriosas, assim chamando a atenção do casal especialista.
– Horror em Amityville (2005)
É a refilmagem de A Cidade de Horror, onde os policiais se deparam com toda a família assassinada em sua mansão, para onde os Lutz se mudam esperançosos com a expectativa de viver lá. Claro que as coisas não vão como o imaginado.
– Annabelle (2014)
Alguém falou dos Warren? Ah, foi o que pensei. Pode parecer um pouco… suspeito, mas sim, Annabelle foi um dos casos do casal, podemos ver a mesma cena neste filme e em Invocação do Mal. No longa, a boneca é bem mais assustadora do que realmente era, outra mudança é que no filme o marido presenteia sua esposa grávida com a boneca que procura há tempos, para fazer parte da coleção de sua esposa.
– Invocação do Mal (2013)
Sim, ainda estamos falando dos Warren. Esse filme foi baseado em um dos casos mais famosos do casal (e na minha humilde opinião, um dos melhores filmes de terror recentemente feitos). A história ocorreu logo depois dos Warren terem terminado o caso de Annabelle. No filme a família de sete pessoas, mais o cachorro, se mudam para a casa que já pertenceu à uma bruxa pouco amigável. Péssima ideia.
– Evocando Espíritos (2009)
Já que entramos na aba de casas assombradas, temos que citar esse. É um dos filmes que mais tem conexão com fatos reais, onde a família se muda para uma casa mais perto do tratamento de câncer de seu filho. Mas a casa nova não deixa a vida de ninguém mais prática ou fácil.
– O Enigma do Mal (1982)
O filme é baseado nos acontecimentos que ocorreram com Doris Bither, que passava por abusos e assombros de uma suposta entidade. Quando enfim é levada a sério por Barry Taff e Kerry Gaynor, uma dupla de “ghostbusters”.
– Livrai-nos do Mal (2014)
Neste conseguimos presenciar um dos casos do policial Ralph Sarchie, que desta vez conta com a ajuda de um padre especializado em demonologia. Os crimes que o policial investiga acabam não sendo causados por criminosos independentes, mas por algo maior e bem mais tenebroso que isso.
Finalizando os Melhores 20 Filmes, feliz dia (ou semana) das bruxas para todo mundo, e que se divirtam com as listas do Especial Halloween 2015 do Caneca!
Revisado por: Bruna Vieira