Home » Cinema » Yves Saint-Laurent – Filme [Colabore]

Yves Saint-Laurent – Filme [Colabore]

Yves Saint Laurent poster filme

“Tão tímido, tão precoce e tão brilhante.”

Por Alex Lopes via Colabore

O, recém-lançado, filme francês conta a história do estilista Yves Saint Laurent, que iniciou sua carreira aos 21 anos como ajudante de Chistian Dior. A cinebiografia se passa no momento em que a Argélia se declara contra o domínio francês, em meados de 1954. O estilista é convocado para o exército, mas depois de alguns dias é internado em um hospital psiquiátrico após apresentar estresse ocasionado por atos de homofobia. Ao ser diagnosticado com depressão acaba sendo demitido injustamente. Porém, graças ao empresário Pierre Bergé, por quem se apaixonou intensamente, consegue um valor elevado de indenização e, juntos, inauguram a YSL, sua própria marca.

No começo, Yves apresenta um segmento de vestidos voltados a pureza e a leveza que são duramente criticados pelos jornalistas por apresentar algo “monótono e sem criatividade”. Partindo então para uma forma mais sofisticada, inseriu cores vibrantes nas roupas e após o lançamento do smoking feminino, varreu a moda clássica na Europa e Estados Unidos, causando uma verdadeira révolution.

O filme acentua a relação de Yves e Pierre, que passa por altos e baixos, mas, apesar das traições e decepções, eles permanecem leais com a parceria. É nítida também a evolução dos desfiles, passando de encontros elitizados numa sala de estar, para um evento de grande porte cheio de decorações, música clássica e uma extensa passarela. As drogas, as festas e os affairs são elementos que mostram o modo como o estilista lidava para fugir da pressão de ter se tornado alguém com grande visibilidade – tem até uma ceninha na dark room.

Com cenas belíssimas e atores também, a retratação dos personagens está centrada nas relações humanas, mas sem estigmatizá-las ou estereotipá-las. Salienta como a alta-costura está repleta de conceitos e poesia, do andar singelo ao desfilar audacioso, da sombra de ajudante até a referência de Yves Saint Laurent. Bravo!

Sinopse:

Paris, 1957. Com apenas 21 anos, Yves Saint-Laurent (Pierre Niney) é chamado cuidar do futuro da prestigiosa grife de alta costura fundada por Christian Dior – falecido recentemente. Depois de seu primeiro desfile triunfal, ele vai conhecer Pierre Bergé (Guillaume Gallienne) e este encontro irá abalar sua vida. Amantes e parceiros de trabalho, os dois se associam a fim de criar a grife Yves Saint Laurent. Apesar de suas obsessões e demônios interiores, Saint Laurent vai revolucionar o mundo da moda com sua abordagem moderna e iconoclasta.

No vídeo abaixo, vocês podem conferir o trailer do filme que foi lançado nos cinemas em 24 de abril desse ano.

Gostou do texto do Alex!? Quer ter seu texto publicado aqui também?! Então entre no colabore e saiba como!


Leia também: