Home » Colunas » Teorias sobre a série The Flash

Teorias sobre a série The Flash

Teorias sobre a série The Flash

Por Brenno

2 de Março de 2015 (isso é relativo ou não)

AVISO: Essa coluna contém spoilers sobre todos os episódios de The Flash já lançados e a promo do episódio 15, que será lançado dia 17 de Março.

The Flash começou sua primeira temporada com um enredo incrível, mas simples até demais. Só que, com a evolução dos episódios, foi ficando cada vez mais claro que há muita coisa acontecendo por debaixo dos panos e que só pudemos nos dar conta bem depois, de forma que agora a sua trama é uma das mais complexas da televisão. Com o crescimento de questionamentos e as milhares de versões dos fãs, eu resolvi fazer minhas próprias teorias sobre a série The Flash e é isso que eu quero discutir nessa coluna. Então, apertem os cintos porque falarei de Viagem no Tempo, Flash Reverso, Wells e muito mais!

Viagem no Tempo

Para começo de conversa, não posso considerar criar nenhuma teoria sem antes entender que tipo de teoria de viagem no tempo a série usa. Essa é a parte mais fundamental da história e engloba toda a coluna, afinal, é o tempo. No episódio 14, Wells, ao tentar explicar a viagem no tempo para Joe, cita duas teorias sobre como o tempo se comportaria com as viagens. Essas duas teorias são as mais famosas na cultura pop estando presentes em séries e filmes como Doctor Who, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Exterminador do Futuro, Efeito Borboleta e De volta para o Futuro. Vou dar uma resumida básica nessas duas teorias para poder apresentar o modelo que a série está adotando.

1 – Princípio de autoconsistência de Novikov -> Para entender essa teoria você tem que abstrair todo o conceito de tempo linear que você tem. Nela, o futuro é capaz de interferir no passado e no presente, assim como o presente pode interferir no passado. É como se o tempo fosse um círculo onde todos os acontecimentos do presente, passado e futuro estão interligados e não uma linha reta de acontecimentos onde o passado precede o presente que precede o futuro. O grande exemplo dessa linha de pensamento é o Harry do futuro salvar o Harry do passado em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Como Harry pôde ser salvo por ele próprio, sendo que se ele não fosse salvo, morreria e não existiria no futuro? É sobre isso que a teoria fala. Sempre esteve pré-determinado que Harry voltaria do futuro para se salvar no passado.

Bem, depois dessa confusão mental, há uma conclusão MUITO IMPORTANTE nessa teoria que será usada para explicar o tempo na série. Nessa teoria, o tempo NÃO PODE SER ALTERADO. Gravem isso. Por isso o nome é “princípio de autoconsistência”. Para entender melhor, vou dar um exemplo. Se daqui há mil anos um homem resolve voltar para o dia de hoje, hoje seríamos capaz de vê-lo, mesmo que só daqui há mil anos ele voltasse. Por causa da autoconsistência, você não tem como mudar os eventos do tempo. Todas as possíveis viagens no tempo estão pré-determinadas, não há como alterar nada.

2 – Teoria de Linhas do Tempo Alternativas -> Não sei se esse é o nome dessa teoria, acabei de inventar, mas o mais importante é entender do que se trata. Essa teoria é mais simples de ser explicada porque ela funciona com o tempo em linha reta com o passado que precede o presente que precede o futuro. Nela, o tempo seria completamente mutável, criando realidades alternativas em cada mudança. Ou seja, se uma pessoa daqui há mil anos resolve voltar para o dia de hoje e de certa forma ela interferisse nos eventos do presente, ela criaria uma nova linha do tempo, onde o futuro seria completamente diferente do futuro que ela deixou ao voltar no tempo. É nessa teoria que há o princípio (não sei bem se é um princípio, enfim) do efeito borboleta. Ele diz que qualquer mudança no tempo, nem que seja uma mudança minúscula, poderá causar uma alteração enorme nos eventos do tempo e na vida de várias pessoas, não só em um local isolado, mas no mundo todo. Podemos ver isso no filme Efeito Borboleta e no De Volta para o Futuro.

Se você ficou interessado em Viagem no Tempo, você pode ler outras colunas nossas falando especificamente sobre esse assunto clicando aqui, aqui e aqui. Sim, AMAMOS viagem no tempo!

Tempo na série The Flash

Essa é uma questão muito intrigante e que já deu vários nós na minha cabeça. Qual das duas teorias seria a correta para todos os eventos que estão ocorrendo na série? Nesse tópico eu não tenho certeza de nada, porque parece que os roteiristas querem confundir mesmo. Mas eu tenho uma teoria que, na minha cabeça, é 70% certa. Por que essa dúvida toda?

Bem, o episódio 14 é um dos que mais fala sobre o tempo e há alguns diálogos interessantes nele. Quando Barry descobre que o Flash estava na cena do crime de sua mãe, ele vai procurar o Martin Stein para saber mais sobre viagens no tempo. O mais interessante é que o professor não comenta sobre teorias do tempo, só fala do ato de viajar em si. Porém, Barry chega com as seguintes afirmações: “Em algum momento no futuro eu vou voltar no tempo” e “Se eu não consegui salvar minha mãe, eu estou destinado a falhar”.

Depois da minha excelente cof, cof, explicação sobre as teorias do tempo, esse diálogo remete muito à primeira teoria. A autoconsistência, o destino, o fato de que Barry está destinado a voltar no tempo em algum período do futuro. Aí você pode pensar que tudo está resolvido e que temos a primeira teoria como a vencedora desse debate. Só que não. No próprio final do episódio 14, Barry, sempre ele, participa de mais um diálogo sobre o tempo: “Saber que meu destino é falhar é uma vantagem” e “Dessa vez, eu vou salvar minha mãe”. Se você está prestando atenção, nesse diálogo tiveram alguns erros do Barry porque ele simplesmente misturou duas teorias distintas. Primeiro ele admite que o destino dele é falhar, mas logo depois ele afirma que irá MUDAR O TEMPO. Só que se a série se passa sobre a lei da teoria 1 não há como mudar o tempo. Você pode pensar que eu estou sendo bobo ao confiar na teoria de um personagem que sabe tanto quanto o tempo quanto eu, mas há um outro problema. E isso envolve a história dos quadrinhos Ponto de Ignição e terá spoiler sobre ela.

Começo do Spoiler sobre Ponto de Ignição

Quem leu ou quem viu a animação “Ponto de Ignição” (vejam, vale à pena), sabe que Barry volta no tempo e consegue salvar sua mãe. Com isso, acaba acontecendo o Efeito Borboleta da Teoria 2. Não só o Barry não é mais o Flash, como os outros personagens da Liga da Justiça sofrem várias alterações que acabam culminando numa verdadeira guerra entre eles.

Fim do Spoiler sobre Ponto de Ignição

Apesar de ser muito complicado colocar essa história na série, porque seria uma mudança total, até em Arrow e em Gotham, parece que a história está se encaminhando para isso. Logo, se eles querem mesmo colocar esse enredo na série, a teoria do tempo que deve ser escolhida é a Teoria 2, já que eles vão de fato mudar a linha do tempo atual e criar uma alternativa com vários eventos que não estavam pré-determinados.

Então, como desempatamos isso?

Primeiro, vou tentar não me importar com o que Barry acha ou o que ele quer porque ele parece mais perdido do que a mãe dele no meio dos velocistas. Vou me atentar aos fatos. Wells sempre olha seu jornal do futuro. Por que? Por que ele gosta de saber quais serão as próximas tendências? Não. Ele olha o jornal para saber se tudo está em ordem e se o futuro continua intacto. No episódio 7 temos a confirmação disso, já que em uma cena o Barry simplesmente não existe e na outra, a ausência do Flash desencadearia uma crise como era para ser. Se vocês perceberem, o Flash deixa de ser notícia no jornal após Barry perder temporariamente os poderes. Ou seja, um evento do presente estaria, de fato, mudando o futuro. Logo, essa é a teoria 2 e é, para mim, a vencedora. Só que (sim, sempre tem um “só que”), há um pequeno problema que devemos resolver e que me faz não ter muita certeza de nada.

jornaisdofuturo

Há umas teorias na internet que dizem que o Barry some em 2024 porque foi quando ele justamente voltou no tempo para salvar sua mãe. Eu não acredito que foi por isso, mas vamos dizer que sim. Então, Barry só poderia viajar no tempo em 2024, porque se levarmos em conta que a teoria 2 é a teoria válida e se ele voltasse antes de 2024, ele estaria mudando o tempo, de forma que na cena do crime da mãe teria o Barry criança, o Barry de 2024, o Flash Reverso e o Barry atual que viajou no tempo agora. Estão acompanhando? Então, acho que 3 Barrys em um lugar só seria bem louco e não sei como tudo se desenrolaria à partir disso. Além disso, dizer que Barry desapareceu em 2024 para voltar para a morte da mãe tem mais a ver com a teoria 1 do que com a 2, porque a 1 tem toda essa questão de destino, de tudo pré-determinado e a 2, não.

Só que de qualquer forma, se o Barry do futuro que estava na cena da mãe morta, viajou antes de 2024, isso não importa muito para o Barry atual, justamente porque se levarmos em conta a teoria 2, o tempo não é um círculo. Se o Barry atual viajar no mesmo instante em que o Barry do futuro viajou no seu devido tempo, terá mais um Barry lá no passado, já que não estava pré-determinado que esse Barry apareceria. E tudo isso levaria naquela loucura de 3 Barrys na mesma cena, o que acho muito improvável, mas se levarmos à risca a teoria 2, é o indicado.

Por isso, não consigo determinar que teoria do tempo é a certa para a série porque tudo nos leva a pensar que o Barry atual será aquele Flash na cena da mãe morta lutando contra o Reverso. Porém, isso é incompatível com a teoria 2, já que nela, o Barry atual nunca poderia ser o Barry da cena da mãe morta, já que aquele Barry veio de uma linha do tempo completamente diferente da linha do tempo atual e por causa daquela briga, ele criou uma linha do tempo diferente. Linha, essa, que é a que o Barry atual vive.

Eu sei que agora você deve estar me xingando muito porque não entendeu nada ou então porque seu cérebro bugou com isso tudo. Fico aguardando outras teorias nos comentários lá embaixo, já que não posso concluir nada disso tudo, só que os roteiristas querem me enlouquecer.

Entretanto, a viagem no tempo é só a farinha do bolo. Há muita coisa para se discutir à partir disso, então vamos lá.

Wells voltou do Futuro

Depois de falar sobre viagem no tempo vocês devem achar que eu buguei de vez escrevendo algo tão óbvio, não é? Só que Wells ser um viajante do futuro não é algo tão trivial assim por motivos básicos. Como ele voltou? Em que época ele voltou? Onde está o Wells do presente, se ele existe? E o mais importante, qual foi a grande motivação para ele voltar? É muito fácil para a gente chegar e dizer “Wells voltou do futuro”, o difícil é responder essas perguntas.

Antes de responder a essas perguntas, há uma série de provas que evidenciam que ele de fato voltou do futuro. A grande prova de todas é aquela sala totalmente high tech que ele tem. Essa sala é possível nos dias de hoje? Não vou dizer que não, afinal há mais coisas entre o Google e a terra do que nós, pobres mortais, desconfiamos, mas há um elemento bem importante que faz tudo ficar mais claro. O super computador inteligente de Wells tem a capacidade de prever o futuro. Alguém poderia achar que o jornal é apenas uma digitalização do jornal do futuro, da época natural do Wells, o único problema é que no episódio 7, por causa de uma ação do presente, o jornal mudou. E além disso, o Wells disse “me mostre o futuro”. Uma máquina capaz de prever o futuro não é possível nos dias de hoje? Mais uma vez não vou dizer que não, mas tudo naquela sala quer mostrar para gente que aquilo é super futurista. Inclusive o traje de Flash Reverso. Ele é praticamente uma mensagem nos falando “FOI ASSIM QUE O WELLS VOLTOU NO TEMPO”.

Para reforçar isso, e responder as questões que levantei lá em cima, vou ter que entrar em um outro tópico. “Wells é o Barry do futuro” é quase unanimidade entre os fãs da série. Então, agora entrarei nesse assunto para poder falar do Wells de uma forma ainda melhor.

Wells NÃO é o Barry do Futuro

Sim, você não leu errado. Eu estou AFIRMANDO que o Wells não é o Barry do futuro e se os roteiristas respeitarem todas as provas que eles deram durante esse tempo todo, eu estarei certo. Barry e Wells… os dois tem cabelo preto, olhos azuis e… por que Wells voltaria no tempo, se não para se salvar? OK, as características físicas batem, mas tudo para por aí. Afinal, não existem muitos homens com cabelo preto e olhos azuis no mundo, não é? Isso foi claramente uma coisa para enganar todo mundo e sério, tenho muitas provas de que os dois não podem ser a mesma pessoa.

A primeira de todas e a principal é o raio que os dois “exalam” quando estão correndo. O raio do Barry é amarelo e o do Wells é vermelho. Você pode acabar se confundindo porque Barry usa roupa vermelha e tem raio amarelo e Wells usa roupa amarela e tem raio vermelho. Quando os dois correm, há uma confusão porque mistura a cor do raio com a cor da roupa e tudo parece ser a mesma coisa, mas não é. Uma prova é ver a cor do raio quando eles estão sem as respectivas roupas de Flash. Veja abaixo.

barrywellsraiosdiferentes

Barry lutando contra o Flash Reverso (Ep. 9) e Wells em sua casa (Ep. 11)

 

Entretanto, não é só isso. As personalidades dos dois são bem diferentes. Wells é frio e calculista, um exímio jogador de xadrez. Tudo o que interessa é o objetivo dele, não importa se pessoas vão sofrer ou morrer, desde que tudo saia como o planejado. Barry não. Barry é muito mais humanitário. Por várias vezes deixou de viver sua vida para salvar pessoas, inclusive deixou a Linda para salvar a cidade. Teria como o Barry perder isso no futuro? Até teria, só que seria uma mudança bem radical. Ele já tem vinte e cinco anos, sua personalidade e caráter já estão bem formados. Mudar de Barry para Wells seria forçar muito a barra. No episódio 10, Joe observa muito bem a diferença dos dois personagens, reconhecendo que Barry foi influenciado pelo Wells, já que ele estava atuando como Wells e não como Barry.

Aí você pode pensar que essa prova de cima é pouco válida, já que personagens podem mudar de personalidade como trocam de roupa nas séries da CW. Sim, isso é muito verdade, mas tenho mais provas. Wells teve um passado e com isso eu quero dizer que seja lá quando ele voltou do futuro, ele continuou a vida do Wells. Essa é a grande questão. Wells é um cara brilhante, um gênio da física e tudo mais. Ele tem um livro e uma reputação admirada pelo mundo todo, claro, antes do acidente com o acelerador, que foi ele quem produziu. Por mais inteligente que o Barry seja no futuro e por mais que a tecnologia seja mais desenvolvida no futuro, eu acho que ele nunca chegaria aos pés da inteligência do Wells. Vejam vocês, eu posso viver 100 anos que nunca conseguirei entender eletromagnetismo de uma forma tão boa ao ponto de poder criar teorias e propor aplicações com isso. Nem com toda a tecnologia do mundo, poderei ser um Einstein. Simplesmente isso não irá rolar. OK, talvez bem lá no futuro sejamos capazes de desenvolver o nosso cérebro de formas extraordinárias, mas isso é muita viagem para se pensar agora. Barry é nerd? Sim. Barry é inteligente e estudioso? Sim. Porém, dizer que o Barry do futuro voltou no tempo e está se passando por Wells é dizer que eu poderia voltar no tempo e me passar pelo Stephen Hawking. É algo inconcebível. Em muitas das coisas que acontecem na série, o Barry recebe explicações do Cisco, da Caitlin e do Wells para entender, porque mesmo tendo estudado física e química para ser um CSI, ele não sabe tanto assim. Não dá para se passar por um gênio.

Bem, se você ainda não aceitou minhas provas, eu ainda tenho mais. Wells estuda o Barry. No episódio 7, aparece ele escrevendo no diário virtual sobre o Barry e suas conquistas, ele até fala com Gideon, a máquina, e o representa como “indivíduo”. Por que ele não trataria Barry como “eu” ou algo do tipo? Se Wells fosse o Barry, por que ele teria a roupa do Flash Reverso ao invés de ter a roupa normal do Flash? Por que Wells tira o sangue de um meta-humano que consegue sugar os poderes do Flash, para ver como ele consegue isso, se Wells sendo o Barry do futuro já teria o poder? Simplesmente não faz sentido. Dá para perceber que Wells estuda Barry a fundo para saber como ele é e como pode motivá-lo a ficar cada vez mais rápido. Se ele fosse o Barry, ele saberia exatamente todos os pontos fortes e fracos de Barry.

wellsestudabarry

Com isso tudo, eu consegui concluir que o Wells não é o Barry. Não sei se consegui convencer vocês, mas vou considerar que sim para a coluna andar. Se lembram das perguntas lá de cima? Então, se Wells não é o Barry do futuro, quem é o Wells e onde está o “Wells” do presente?

Minha teoria é que o Wells atual é o Wells do futuro que voltou, rs, simples assim. Por que eu penso isso? Bem, primeiro que isso resolveria a questão de que o Wells é um gênio que não pode ser substituído por ninguém. A outra questão é a forma legal de sangue, identidade, digital, essas coisas básicas. Para ser o Wells alguém deveria fazer a melhor atuação do mundo principalmente na parte física. Ninguém melhor do que o próprio Wells para ser o Wells.

Quando o Wells voltou do futuro?

Essa é fácil de imaginar. Um mês depois da morte da mãe de Barry, Wells abriu seu laboratório em Central City, sem família, sem amigos e sem conhecidos. Suspeito, não? Isso tudo depois de Wells sair do estado em que morava porque sua namorada morreu em um acidente de carro e ele decidiu recomeçar. Minha teoria é que ele voltou para o dia do acidente e tomou o lugar do Wells original. Ele pode estar mantendo ele preso esses anos todos ou mandado para um lugar bem isolado com outro nome. Com alguma tecnologia do futuro, ele pode ter apagado a memória do cara. Enfim, não vou teorizar sobre isso porque já é demais. Só sei que isso é mais aceitável do que uma pessoa aleatória tomando o lugar do Wells. A não ser que essa pessoa seja um outro gênio e que ele matasse o verdadeiro Wells e assumisse o lugar. Essa pode ser outra teoria válida. Apesar de que matar o Wells original, segundo a teoria 2, iria causar o efeito borboleta.

Como e por que o Wells voltou do futuro?

Sendo Wells um gênio, ele deve saber que viagens no tempo são bastante perigosas e que um erro pode colocar tudo a perder. Então, o que faria ele voltar no tempo? Tudo aponta para ele ser o Flash Reverso que matou a mãe de Barry e que agora quer destruí-lo. Será? Primeiro que é quase certo que o Wells voltou do futuro por causa da super velocidade e com o “poder” do Flash Reverso (falarei sobre isso mais para frente). Só que, para mim, fica bem claro que o Wells não é o vilão da história, nem de longe. Pelo contrário, para mim, ele é o herói que quer salvar tudo e todos. Vamos ao meu raciocínio.

No episódio 7 (sim, esse episódio tem muita coisa), o jornal mostra o futuro intacto com o Flash desaparecido em 2024. Wells fica feliz por isso. Depois, quando o Flash perde os poderes, o jornal mostra que não existe registros do Flash e nem do Barry, como se eles não existissem. Wells surta e faz com que Barry retome seus poderes. Se ele fosse do mal, iria comemorar por Flash não existir mais no futuro. Além disso, desde sempre ele quer que o Barry treine cada vez mais, para ficar cada vez mais rápido. Se ele fosse o vilão por que iria querer que Barry ficasse mais forte? Só iria dar mais trabalho. Minha teoria é que Wells voltou do futuro para treinar Barry de modo que ele fique tão rápido, mas tão rápido que consiga vencer o “mal” de 2024 e não desapareça. Qual seria o “mal” de 2024? Bem, na minha cabeça é o Flash Reverso.

Essa é a hora para parar e respirar. O Wells é o Reverso e ele treinaria o Barry contra ele próprio? Não. A minha teoria é que o Wells não é o Reverso original. Ele é um Reverso, mas não o primeiro. Para mim, nessa história existem dois Reversos. O primeiro do futuro bem distante e o Wells. Como seria isso? O primeiro Reverso, do futuro bem distante, volta para 2024 e consegue derrotar ou sumir com o Flash. Isso gera a crise. Vendo a oportunidade, Wells consegue de alguma forma pegar a roupa do Reverso e volta para o passado para conseguir treinar o Barry de forma que ele fique tão rápido que em 2024 consiga vencer o Reverso. No caso, quem matou a mãe de Barry foi o primeiro Reverso e não o Wells. AH! Lembrando que eu li que nos quadrinhos o Flash Reverso só tem o poder por causa da roupa, logo o Wells poderia pegar a roupa do Reverso e usá-la a seu favor para voltar do futuro. Ou até copiar a roupa do Reverso. Isso também pode ser uma teoria.

Mas vimos o Wells com poderes sem a roupa. Pode isso produção?

Pode. Temos várias indicações que me levam fazer mais uma teoria. No episódio 6, Wells vai até a casa de Joe para ameaçá-lo. Ele está vestindo a roupa de Reverso. No episódio 7, um meta-humano rouba os poderes de Barry e no final do episódio, Wells tira sangue do meta-humano para estudar como ele fez para pegar os poderes de Barry. Por que ele faz isso? Porque ele não quer depender só da roupa, ele quer ser rápido sem ela. Ou também, a roupa pode ter uma tecnologia que precise ser recarregada com alguma coisa que não está à venda em toda esquina. Só que as experiências não devem ter tido resultados tão bons, já que ele não conseguiu se segurar à velocidade e manter os poderes, fazendo ele cair e tudo mais. Ele continua usando a roupa e no episódio 9 consegue roubar o aparelho que usa Táquion. Isso faz com que ele possa recarregar a roupa e a ele próprio. Na realidade ele não tem poderes de verdade como o Barry.

wellstirasangueetáquion

Voltando para a parte do Wells ser o Reverso do bem

Por que eu acho isso? No episódio 9 em que Barry fica frente a frente com ele, o Reverso diz que Barry é muito devagar e que ele precisa ser mais rápido, sempre enfatizando isso. E isso é exatamente o que o Wells faz. Ele impulsiona sempre o Barry a ser mais e mais rápido. Sem falar que o Wells poderia muito bem ter roubado aquele aparelho de Táquion sem ser visto pelo Barry. Porém, ele quis justamente enfrentar o Barry para que fosse uma motivação maior, um vilão, um antagonista. Barry ganhou um objetivo na vida: ser mais rápido que o homem de amarelo. Tudo o que o Wells queria.

OK, se o Wells é o Reverso do bem, quem é o Reverso do mal?

Aí entramos mais uma vez em uma viagem louca e especulamos. Eu chuto que o primeiro Flash Reverso é o filho, neto ou até bisneto do Eddie Thawne. Por que? Justamente como todo mundo está comentando, Eddie tem o sobrenome do Flash Reverso dos quadrinhos; logo, ele pode ser um parente do Reverso. Além disso, no maravilhoso episódio 9, o Flash Reverso o encara e nem machuca ele tanto. Por que será? Porque Wells sabia que se o Eddie morrer, não existiria o Reverso, logo, de acordo com a teoria do tempo 2, o tempo iria se alterar completamente e poderia causar mais estrago do que melhorar a situação do mundo. E sim, com isso estou afirmando que o Reverso que apareceu no episódio 9 todo era o Wells e vou explicar isso mais pra frente.

reversoencaraeddie

Resumindo essa loucura toda de Flash Reverso

Existe um Flash Reverso do futuro que é parente do Eddie Thawne. Esse primeiro Reverso foi quem voltou e matou a mãe do Barry. Por isso, não há indícios do sangue de Wells lá, porque ele não estava lá. O sangue do outro velocista deu inconclusivo porque essa pessoa não existe ainda, logo não dá para achá-la no banco de dados. Esse mesmo Flash Reverso luta com o Flash em 2024 e causa seu desaparecimento. Com isso, Wells, um gênio da época, pega a roupa do Reverso e a adapta para ele conseguir voltar no tempo e reverter essa crise que a ausência de Barry gerou. Ele volta para o dia do acidente que matou sua esposa, sequestra o Wells do passado e assume seu posto. Então, ele cria o acelerador de partículas e cria todas as condições necessárias para Barry se tornar o Flash. Assim, ele começa a treiná-lo para ser mais rápido que o primeiro Flash Reverso. Quando Joe começa a investigar sobre a morte da mãe de Barry, Wells vê que é necessário intervir e manda um recado. Ele sabe que Barry faria tudo para pegar o assassino de sua mãe e para libertar seu pai; logo, ele assume essa identidade para impulsionar ainda mais o treinamento de Barry e fazer com que ele odeie o Reverso.

Acho que é basicamente isso. Agora, vocês se lembram que eu disse que iria comentar sobre o episódio 9 mais para frente? Que naquele episódio o Reverso era o Wells? Então, chegou a hora de falar sobre isso. A grande questão do episódio 9 é a cena em que eles prendem o Reverso e o Wells está em uma outra sala. Como Wells estaria nesses dois lugares ao mesmo tempo? Mesmo sendo muito rápido, não teria como fazer uma coisa dessas. Pode isso, produção?

wellsvendoreverso

Produção. Essa é a resposta. Wells é tão gênio que ele simulou um Reverso de mentira e todos nós caímos. Eu percebi tudo depois de ver a promo do episódio 15. Se você não viu, veja agora:

Se você parar no segundo 0:12, você verá que o Cisco está naquele local onde prenderam o Reverso e há um Reverso ali dentro, parado. Legal, não é? E se eu te disser que aquilo é uma projeção em 3D? Que não passa de um jogo de luz e efeitos dentro daquele campo que criam a ilusão de ter um Flash Reverso ali? Assim, no episódio 9, podemos ver que a sala estava vazia, todos estavam monitorando ela por televisões. Wells tem um computador na cadeira dele, ele poderia ter adulterado a projeção e feito uma animação do Reverso entrando na sala e ficando preso no campo OU ele pode ter acionado da cadeira dele a produção toda que ele preparou lá na sala em 3D.

reversodentro do campo

Se vocês repararem bem, no momento que todos chegam na sala, o Reverso está “parado” praticamente na posição que o Cisco vê na promo do episódio 15. Ele só se movimenta depois que o Wells pede para o Cisco acender as luzes. Wells pode ter feito algo com reconhecimento de voz ou de luz. Enfim, quem tem um computador como Gideon, sabe se virar nessas horas. Joe se aproxima e pergunta sobre a morte da mãe de Barry. Percebam que o Reverso ignora completamente a pergunta e começa a falar com o Wells para tirá-lo completamente de evidência. Wells pode ter programado direitinho o que o Reverso responderia e fez um teatro na hora. Wells também programou o campo para suportar um pouco e depois falhar. Quando abriu uma brecha, ele se lançou para dentro do campo tão rápido que deu a impressão de que o Reverso é que saiu. Até porque o Wells deve ter programado para o Reverso de mentira ir ao encontro dele. Quando Wells entra no campo, ele fica alternando entre Wells e Reverso. Eu sei que isso é um pouco demais, mas a promo do episódio 15 mostra que ele é tão rápido que consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo, se o espaço for curto. Quando Joe quebra a máquina do campo, Wells fica como Reverso e deixa uma projeção dele todo arrebentado no chão. Wells como Reverso pega o tal dispositivo que usa Táquion, guarda no esconderijo dele, volta, bate nos policiais, dá um recado para o Joe, sai, luta com Barry e depois volta para ficar como o Wells arrebentado no chão daquela sala. E assim, temos o nosso Wells enganando todo mundo e sendo o Reverso atual.

Bem, se você chegou até aqui, primeiro você merece meus parabéns por ter lido isso tudo. Depois, gostaria de saber se você está bem e sua cabeça está funcionando concorda com minhas teorias, discorda totalmente ou muito pelo contrário, rs.

E você, o que achou da teoria? E da coluna?

Comente aqui embaixo! Sua opinião é importante! :D

Allen Barry Brenno Caitlin Cisco CW DC Eddie Thawne Flash Reverso joe Ponto de Ignição Teorias The Flash Viagem no tempo Warner Wells

Leia também: