Home » Colunas » Spoiler: Amar ou Odiar?

Spoiler: Amar ou Odiar?

spoiler

Por Brenno

Spoiler – O termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.

(Fonte: Wikipedia)

Antes de começar o texto, quero explicar que esse texto é uma opinião MINHA. Concorde ou descorde, isso é o que eu penso. Você pode deixar sua opinião nos comentários. Além disso, tudo o que eu vou abordar aqui, vai ser de uma maneira genérica, até porque se eu for entrar em cada situação e particularidade, a coluna não acaba nunca mais.

Como a coluna é sobre spoiler decidi deixar a cargo de você, leitor se quer ou não quer ter spoiler sobre essa coluna. Então você tem duas opções:

1 – Clicar AQUI e ir direto para o final da página e ler a conclusão da coluna onde tem vários spoilers.

2 – Rolar mais um pouco a página e ler a coluna toda.

Como dizia um programa antigo: “VOCÊ DECIDE!

Começo de tudo

Com a grande produção de livros, séries e filmes e, mais do que isso, a maior consumação destes pelos jovens e adultos em geral houve o aumento de uma outra coisa não tão boa: spoiler! Hoje com a internet e as redes sociais bombando de gente dentro de fandons virtuais ficou muito mais fácil passar qualquer informação que possa ACABAR com a alegria e a surpresa de qualquer um. Então, resolvi escrever essa coluna para esclarecer o ponto de vista de alguém que ODEIA spoiler e, sinceramente, não aguenta mais viver em um mundo onde a informação simplesmente pula em cima de você e não há como se proteger.

Spoiler é mais antigo do que andar pra frente. Você deve pensar que sou louco, mas talvez não tenha raciocinado que o spoiler existe muito antes dessa revolução literária infanto-juvenil pós Potterriana – sim, eu criei esse período da história literária porque tenho certeza que daqui há muito tempo vão estudar ele! O que acontece é que desde que eu me entendo por gente, eu vejo novelas – me julguem – e com elas acompanho spoilers que são apresentados desde revistas de fofocas até a própria revista da emissora que exibe a tal novela. A primeira novela brasileira estreou em 1951, ou seja, até os nossos pais já devem ter sofrido com algum coleguinha que chegou e disse: “eu li no jornal de hoje que o mordomo é quem matou o patrão”.

Vocês devem estar pensando: “esse colunista não diz coisa com coisa. Ele disse que ODEIA spoiler, mas logo após fala que acompanha spoiler de novela”. Eu fiz isso de propósito para ver se vocês estavam acompanhando E para explicar a completa diferença entre um spoiler de novela para um spoiler de livro/filme/série. A primeira mídia tem em média 180 capítulos de aproximadamente 50 minutos. Livros tem em média 400 páginas, filmes tem em média 90 minutos e séries tem em média 20 episódios de 40 ou 20 minutos.

Entendendo: novelas são MUITO longas e por isso o ritmo de acontecimentos é BEM LENTO. Para acontecer algo revelador e bombástico demora séculos. O spoiler acaba instigando você a continuar acompanhando a novela para saber como a trama vai se desenrolar até chegar naquela situação. Além disso, as novelas não são gravadas com muita antecedência e acaba que o spoiler é muito inofensivo. E ainda tem mais: por causa dessa onda de revistas divulgarem o final e outras informações, os autores estão muito mais rígidos e o que mais vemos é revista vendendo informação falsa. Ou seja, você ao ler qualquer informação não sabe se é verdade ou mentira, o que dá na mesma de não saber nada.

Com um filme/série/livro é completamente diferente.

Filmes: Tem em média de 90 a 120 minutos, ou seja, passa voando. Se você souber quem morre ou quem mata alguém por exemplo, já estraga boa parte do enredo, ou seja, sabendo disso, você nem precisa ver o filme mais. Acaba com a surpresa e o suspense que o filme prepara para ter o clímax. Se você tira o clímax do filme, você acaba com ele, porque é a parte mais importante.

Livros: O spoiler desse tipo está muito em alta. Um livro, como um filme é uma história rápida, não tem muito o que enrolar. Tanto que existe pessoas que leem um livro em horas. Então se você souber, por exemplo, que no final a garota vai escolher um, ao invés de outro para ficar “feliz pra sempre” acaba com toda a graça dessa parte. O pior de tudo é que nessa onda entra os fandons de séries de livros que podem ter três ou cinco livros na coleção. E aí você descobre que no último livro, o personagem que você gosta no segundo, morre. Será que dá para entender o porque eu tenho tamanho ÓDIO de spoiler? Tipo, pra que eu vou continuar uma série de livros onde no final o meu personagem preferido vai morrer? Só se eu for masoquista! Aí quer dizer, se você escolher continuar a ler a série, você vai saber que não importa o que ocorra com o personagem, ele só vai morrer no último. E quando ele morrer, não vai ter emoção, porque você já sabia. Você vai esperar que ele morra e você não vai sentir aquilo porque seu cérebro já está preparado para tudo.

Séries: Consegue ser pior que livros por causa de uma coisa: séries qualquer um baixa pela internet ou vê online. Já livros, por mais que seja febre agora, o pessoal demora mais. Além disso, ou você consegue acompanhar assíduamente suas séries assim que saem nos EUA ou fatalmente terá spoiler se esperar chegar no canal a cabo do Brasil, se for transmitido pelo canal a cabo. E as séries acabam tendo quase a mesma rapidez de enredo que um livro. Os capítulos são curtos e as temporadas são pequenas. Logo, na maioria das séries, um capítulo é responsável por mudar completamente o rumo da história.

Bem, agora que já expliquei mais ou menos a diferença entre as mídias e a velocidade de cada uma vou tentar assumir uma dupla personalidade no post para que meu outro eu defenda e AME spoiler. Isso tudo para retratar uma discussão que tenho com uma amiga minha.

Spoilers

Loucura total, Eu contra Eu mesmo

Eu que AMA spoiler:

Eu gosto de spoiler porque ele me deixa instigado para saber o que vai acontecer. Eu quero saber como tudo vai desenrolar para que isso aconteça e como e onde e quando e quem.

Eu que ODEIA spoiler:

Eu odeio spoiler exatamente por causa disso. Se não for de novela, e o spoiler não me agradar, além de não me instigar vai me fazer eu me recusar a ver filme/série ou ler o livro. SÉRIO, eu desisti de ler um livro porque fiquei sabendo de um ULTRA MEGA SPOILER do final que não me agradou. Eu sinceramente não vou ler várias páginas para odiar um final. Se eu não soubesse de nada, eu talvez me surpreendesse tanto que mesmo não gostando ia valer a pena, mas o spoiler estragou isso.

Mais uma coisa: tem alguns spoilers que falam onde, como, quando, por que, falam tudo e mais um pouco. Ou seja, surpresa ZERO!

Eu que AMA spoiler:

Spoiler é quase a mesma coisa do que você reler um livro ou assistir de novo uma cena. É a mesma coisa de você assistir o final da novela de novo no sábado.

Eu que ODEIA spoiler:

Há uma diferença GRITANTE entre as duas coisas. Quando você revê ou relê algo, você o faz no intuito de olhar com mais atenção aquilo ou relembrar, que seja. Só que na primeira vez, você teve a surpresa, isso é, se ninguém te deu spoiler.

Flashfoward X Spoiler

Um recurso que é atualmente utilizado hoje em séries, filmes e novelas, é o chamado flashfoward que é o inverso do flashback. O flashback mostra uma cena do passado de acordo com a cronologia da história. O flashfoward mostra o futuro e por isso acaba mostrando o que invariavelmente vai acontecer em cenas seguintes. EU AMO flashfowards ainda mais quando são bem feitos porque ele sim instiga você a saber como aquilo vai acontecer e quem vai fazer e tudo mais. Ele não tem o compromisso de mostrar exatamente o que acontece. Pelo contrário, ele mostra um fato fazendo você pensar que a história acontece de um jeito, enquanto ela acontece de outro.

Um apelo

É bem possível que todo mundo conheça alguém que solte um spoiler ou outro, mas nada, eu disse NADA é pior do que algumas páginas do facebook de algum fandom. E eu sinceramente não entendo, porque justamente os fãs é que deveriam preservar a história para que todos tenham a oportunidade de apreciá-la da mesma forma que eles. Só que isso não acontece.

Para vocês verem como sou velho, sou do tempo em que livros de Harry Potter eram novidade, que o Orkut era a rede social do momento e usávamos o MSN para bater papo com os amigos. Eu sou do tempo em que uma pessoa se suicidou lá pelas bandas da Inglaterra porque ele recebeu o spoiler de que o Snape matava o Dumbledore em Enigma do Príncipe. Nesse tempo, eu participava de VÁRIAS comunidades sobre Harry Potter e as pessoas eram respeitadas. Por isso, eu tenho grande orgulho do fandom Potterhead porque quando eles davam spoiler, eles avisavam. Eles não entravam em tópicos e despejavam spoilers sem avisar. Se isso acontecia, era rapidamente apagado e era expulso do grupo sem pestanejar.

Tanto que os únicos spoilers de HP – sim, sempre tem que ter um – que eu tive foi dado por pessoas que não são Potterheads e que só souberam daquilo porque procuraram saber. Eu já não posso falar isso dos outros fandons, infelizmente. Porque, em qualquer página ou grupo, sempre tem um que quer ser engraçado e estragar toda a história da pessoa.

Exemplos 

Herois do Olimpo

Eu gosto muito de Percy Jackson, é a minha segunda saga favorita, mas já o fandom, em sua maioria não me agrada. Primeiro, muitos defendem as adaptações que são um lixo e acho que até insultam a história, mas isso não vem ao caso. Segundo e mais importante, que eles soltam MUITO spoiler. Graças a Zeus eu li a saga PJ sem ter nenhum spoiler porque não curtia nada da saga antes de ler. Acho que foi a única saga que não descobri nada antes da hora. PORÉM, mesmo a página sendo sobre Percy Jackson, eles postam spoilers de Heróis do Olimpo que por mais que seja continuação, é uma OUTRA saga. E as pessoas não entendem isso e não entendem que tem muita gente que nem chegou no segundo livro, quanto mais no quarto.

Para você ver o meu nível de ódio. O livro A Casa de Hades foi lançado ao mesmo tempo nos EUA e no Brasil. Só que dias antes do lançamento, um infeliz que trabalha em uma livraria, leu parte do livro e deu um SUPER SPOILER sobre um personagem. Detalhe: é uma coisa que acontece mais pro FINAL do livro. Aí fizeram uma imagem em uma página do facebook que dava a entender, mas não deixava claro. O que aconteceu foi que a minha amiga – a mesma que eu interpretei ali em cima, que AMA spoiler – ficou me enchendo o saco para contar. Eu então, acabei sendo fraco, porque tinha esperado muito pelo livro, e acabei voltando na imagem e lendo o spoiler. É claro que me arrependi amargamente porque é uma revelação muito grande tanto para a série HdO quanto para PJO.

Jogos Vorazes

Mais uma série estragada por spoilers. Além de saber com quem a protagonista fica no final, antes de ler o primeiro livro, ainda soube de uma coisa, literalmente bombástica do final. Porém, digo que pelo menos o segundo spoiler me surpreendeu, já que esperava outra coisa, enfim. Além do mesmo fandom assumir nas páginas do facebook que todos já leram todos os livros, o que não é verdade, houve uma outra coisa chata que eu presenciei e que me deu vergonha.

Não sei se todos sabem, mas o filme de Em Chamas estreou no Brasil uma semana antes de estrear no resto do mundo. Logo, os fãs brasileiros acharam que seria legal entrar em páginas e grupos gringos do facebook e encher de informações do filme. Sério, eu entrei nos grupos gringos para divulgar minha crítica do filme e muita gente chegava e implorava para eu não dar spoilers do filme ali. Eu constrangido, pedia desculpa por essas pessoas que faziam isso e dizia que abominava esse tipo de atitude.

jlawspoiler

Para completar, ainda veio um cara dizendo e justificando: “eles fazem isso com a gente sempre, porque lá sempre estreia primeiro, eles enchem tudo de spoiler”. Cara, essa era a hora de ser superior e não dar a mínima para eles. Se eles se jogassem da Golden Gate, vocês iriam se jogar também? Acho que não, aliás, espero. Quer zoar? Pode zoar, diz que nós vimos o filme primeiro, etc e tal, mas fazer uma atitude infantil dessa? É escroto, é idiota e eu tenho vergonha do fandom brasileiro nessas horas.

Conclusão (Spoiler para quem não leu a coluna toda)

Fica claro que meu ódio por Spoiler não é a toa. Ele é capaz, no meu caso, de me fazer desistir de continuar na história, além de tirar a emoção que é a surpresa. A grande parte das histórias e dos enredos estão pautadas em grandes revelações, segredos e bombas que aguçam a sua curiosidade e o fazem querer acompanhá-la. Se você acaba com isso, tudo fica mais vazio, parece que fica sem graça, sem sal. Claro, ele não acaba com a história toda. Ao menos que o spoiler seja um resumo da obra, você vai conseguir tirar proveito de muita coisa da história, que não saberia se não acompanhasse cena por cena, linha por linha.

É perceptível então que o spoiler é questão de respeito. Há muitas pessoas que odeiam spoilers – EU! – e tem pessoas que os amam – o caso da minha amiga. Então, cabe as duas partes respeitar um ao outro. Se eu não gosto de spoiler, cabe a mim procurar não saber deles e cabe a minha amiga não me contar. Se ela gosta, cabe ela ler e não passar a informação para pessoas que não gostam. Cabe também aos fandons que não desejarem serem descurtidos, serem imparciais e respeitarem os outros avisando EXPRESSAMENTE que é spoiler. Não adianta escrever SPOILER e colocar uma imagem enorme embaixo. Nossos olhos e cérebro são bem mais rápidos do que nosso dedo e quando a pessoa se der conta, ela já sabe.

Para quem não entendeu o que fiz aqui, eu o torno claro: quem veio ler essa conclusão-spoiler antes de ler a coluna, terá a ideia geral do texto. Porém, perderá todo o desenvolvimento e exemplos que fiz para chegar a tais conclusões. E na minha concepção, esse é a ideia de spoiler que eu tenho.

Por isso, se você leu tudo desde o começo você está de parabéns por não ter lido o spoiler e deve compartilhar o meu ódio por ele. Peço para que você comente se já passou alguma situação parecida como essas que eu tive e se enxerga da mesma forma que eu esse assunto. Se você veio ler primeiro o spoiler, você pode fazer três coisas:

1 – Clique AQUI, comece a ler o texto agora, veja o que você perdeu e depois comente suas impressões sobre o texto – o que eu super recomendo.

2 – Apenas comente que não vai ser louco de ler um texto gigante e que com esse parágrafo já deu para entender o que precisava saber – o que eu não recomendo.

3 – Saia sem comentar nada. – o que reprovo totalmente :’(.

Para todos, eu peço: quando pensarem em dar spoilers, se lembrem de mim, se lembrem desse texto gigantesco, sintam uma dor no coração e PAREM imediatamente. Eu agradeço! Você tornará o mundo das histórias, um mundo melhor!


Leia também: