Home » Colunas » Seis Heróis e Heroínas negros dos quadrinhos [Especial Consciência Negra]

Seis Heróis e Heroínas negros dos quadrinhos [Especial Consciência Negra]

herois-e-heroinas-negros

Por Alessandro Zaharur

20 de Novembro de 2015

 

Em homenagem ao dia da Consciência Negra vamos hoje listar 6 personagens heróicos dos quadrinhos que de alguma forma representam o que é o movimento e a disseminação precisamos, cada vez mais, de Heróis e Heroínas negros.

 

Luke Cage

    Vivendo na periferia de Nova York, Luke Cage é um antigo integrante de gangue que se vê preso após a acusação de um crime que não cometeu. Dentro da penitenciária acaba participando acidentalmente de um experimento realizado pelos carcereiros, adquirindo super força e um corpo blindado. Lucas é um personagem que obteve sua ascensão como herói devagar e ao longo das edições, sendo que no começo de suas histórias era somente um oportunista que utilizava seus poderes como forma de ganhar dinheiro. Por ser um herói do subúrbio, Cage se encontra poucas vezes com os vingadores, entretanto tem uma longa relação com Demolidor, Punho de ferro e, principalmente, Jéssica Jones, da qual se casa e têm um filho, coisas que talvez veremos nas séries da Netflix. O Poderoso, primeiro nome dado, surgiu em sua própria revista Luke Cage – Hero for Hire #1, em 1972 e foi criado por Archie Goodwin e John Romita.

 

Lanterna verde (John Stuart)

    Segundo membro da tropa dos Lanternas Verdes, substituindo o renunciado Hal Jordan, John demonstrou ter um lado mais sensato e calmo da maioria dos Lanternas. Sendo o único negro dentro da tropa, o personagem foi escolhido como detentor do anel devido à sua grande honra e seu comportamento altamente centrado. Ainda, antes do heroísmo, Stuart era somente um arquiteto e veterano da marinha dos EUA, mas após adquirir as habilidades do anel demonstrou-se um grande estrategista e credor da força de coragem. John Stuart fez sua estréia na HQ Green Lantern Vol. 2 – #182, em 1984, momento em que Hal Jordan renuncia sua posição. Além disso, teve grande participação na série animada da Liga da Justiça, que lhe gerou grande popularidade, principalmente entre o público não leitor.

 

Tempestade

    Uma das principais integrantes dos X-Men, a querida por muitos, Ororo Munroe, tem suas origens derivadas do sul do continente africano. Sendo detentora de poderes mutantes capazes de controlar qualquer tipo de instância climática, é uma personagem que pode ser considerada tanto uma salvação quanto um adversário “cabeludo”, como visto na saga X-men: A era do Apocalypse, na qual se tornou um dos cavaleiros do inimigo principal. Além de seu poder, Ororo também é conhecida por sua grande calma e sabedoria, sendo vista como uma excelente conselheira do professor Xavier e de seu namorado, e marido tempos depois, Pantera Negra. Sua primeira aparição ocorreu em Giant-Size X-Men #1, em 1975 e também esteve presente nas duas principais séries animadas do grupo de mutantes, na década de 90 e 2000.

 

Supershock

    Um garoto mirrado que vive no subúrbio e enfrenta as reais questões da sociedade mais pobre, Virgil Hawkins é o tipo de indivíduo que mesmo com todas as dificuldades da região onde mora, da perda de sua mãe e do Bullyng sofrido no colégio, faz de sua vida uma sátira e uma grande brincadeira. Tendo, como o título já diz, poderes elétricos, estes foram adquiridos através de uma contaminação por um elemento tóxico, ocorrido logo após uma briga de gangues, na qual dezenas de envolvidos também sofreram mutações. O personagem foi licenciado pela Milestone Comics e criado por Dwayne Mcduffie e John Paul Leon, em 1993. Após algumas brigas de decisão judicial e de direito autoral, eis que Static Shock é adicionado ao universo DC, e ganha também, em 2000, uma série própria desenvolvida pela dona do Batman em parceria com a Warner.

 

Capitã Marvel (Mônica Rambeau)

    Monica Rambeau, uma das primeiras Capitãs Marvel, era uma simples colegial e amiga de seu professor, Andre Leclare. Ajudando-o a destruir uma pesquisa que serviria como arma para um ditador sul-americano, ela acaba adquirindo acidentalmente o poder de converter seu corpo em energia. Logo em seguida, após seu próprio professor incentivá-la, ela passou a utilizar seus poderes para combater o crime, e com o auxílio do Homem-de-ferro e do Homem-aranha conseguiu controlar suas habilidades e se intitular Capitã Marvel. Com o passar do tempo e devido algumas mudanças cronológicas, Monica decidiu mudar seu nome por duas vezes, sendo chamada de Fóton e mais recentemente de “Pulsar”. Sua primeira aparição ocorreu na Amazing Spider Man Annual #16, de 1982, e foi criada por Roger Stern e Jonh Romita Jr.

 

Pantera Negra

    Líder de uma civilização altamente avançada, T’Challa é o grande príncipe de Wakanda, reino fictício localizado na África equatorial. Seus poderes se resumem ás habilidades animais e felinas de uma pantera. Graças ao seu treinamento desde criança e a tecnologia de seu país, ele possui sentidos muito aguçados, excepcional porte físico e capacidade de realizar espetaculares acrobacias e Parkous. Além disso, o representante africano já fez várias participações nos vingadores, o que só não o faz um integrante da equipe pela sua índole e sua invejável sabedoria, lhe conferindo uma distância do mundo tal quão seu povo faz. Sendo criado por Stan Lee e Jack Kirby, teve sua primeira aparição na revista Fantastic Four Vol.1 – #52, em 1966.

Revisado por Bruna Vieira