Home » Literatura » Criaturas estranhas [Resenha]

Criaturas estranhas [Resenha]


por Artemys Ichihara
15 de fevereiro de 2017

Vários monstros. Várias histórias de monstros de lugares diferentes. O que toda essa monstruosidade tem em comum? Simples, estão na antologia de contos Criaturas Estranhas, organizada pelo consagrado autor de fantasia Neil Gaiman.

Com títulos de diversos autores, Criaturas Estranhas tem como principal tema “monstros ou criaturas mitológicas”, trazendo textos e narrativas de diversas culturas, criando uma coletânea rica e bastante diversificada, e narrativas tanto conhecidas quanto inovadoras, não tornando a leitura tediosa ou um emaranhado de clichês monstruosos à vista.

Por ser uma antologia de contos, a leitura pode se dar por qualquer ordem, e cada texto tem suas características próprias e únicas — além dos estilos próprios dos autores –, o que também contruibui para que a coletânea seja uma preciosa e divertida imersão ao mundo dos monstros. Entretanto, a curadoria é bem feita e embora muito diferentes entre si, as histórias não criam um cenário destoante — mas, de certa forma, se complementam.

Além disso, Gaiman também dá pequenas introduções sobre os textos e as razões que pautaram a sua escolha, tornando a obra bastante intimista e familiar.

Com textos recentes e antigos, Gaiman também aproveitou para homenagear autores do gênero, como Diana Wynne Jones, autora de Os Mundos de Christomanci e do livro que deu origem ao longa-metragem do Estúdio Ghibli, O Castelo Animado. Criaturas Estranhas certamente é uma ótima pedida a quem é fã não só de fantasia, mas também da boa literatura. Recomendo.


Leia também: