Home » Caneca Cultural » Novidades sobre a 24ª Bienal do Livro em SP!

Novidades sobre a 24ª Bienal do Livro em SP!

bienal_topo

por Alexandre Moreira

em 24 de Junho de 2016

Na última quinta (23) ocorreu na Câmera Brasileira do Livro (CBL) em SP, um encontro especial com blogueiros, youtubers, a organização da Bienal do Livro de SP, representantes da CBL. A ideia do evento era apresentar alguns projetos novos para o evento deste ano e construir um evento maior, melhor e mais próximo do público.

Em 2014 (última edição do evento) a influência de blogueiros e vlogueiros para o comparecimento do público chamou a atenção da organização que buscou fazer uma ação direcionada nesta edição.

Este ano, a Bienal do livro trabalha com o tema de sentidos e busca diversificar tanto na sua programação quanto  na oferta de conteúdos relacionados ao mundo literário.

Além dos tradicionais stands das editoras, grupos, parceiros e empresas a Bienal do Livro terá uma programação cultural ainda mais forte esse ano com 6 espaços com programação e convidados inéditos ao longo dos 10 dias de evento, confira a seguir um pouco mais sobre eles:

Arena Cultural

Com capacidade de 560 lugares, o espaço será destinado a bate-papo e debates com autores nacionais e internacionais. Ao ver a programação fica evidente que houve um trabalho de curadoria para contemplar tanto o público jovem quanto os adultos. Em meio aos convidados será possível encontrar tanto autores teen como autores de livros de política e história.

Salão de ideias

Voltado principalmente para aqueles que acreditam e gostam de trabalho em equipe a proposta aqui é debater temas atuais de nossa sociedade e construir através de convivência, coexistência e da cooperação.

Espaço Infantil Maurício de Souza

Certamente não serão somente as crianças que se deliciarão com este espaço voltado para jogos e brincadeiras. As propostas lúdicas tem o intuito de diversificar as formas de interação e diversão das crianças, seja através de contação de histórias, seja por meio de brinquedos e gincanas.

BiblioSESC

As bibliotecas circulantes do SESC também marcam presença no evento com 2 caminhões. A acessibilidade à leitura de forma livre e gratuita é a principal ideia. Ao passar pelos corredores, não deixe de entrar e se deliciar com esse lindo projeto que leva a leitura a muitos lugares do país onde estruturas e aparatos públicos de incentivo à leitura são escassos.

Cozinhando com Palavras

Vai ter gourmetização na Bienal, SIM! Rsrs. Com o foco culinário o espaço será comandado pelo chef André Boccato. O projeto busca trabalhar com conceitos de saraus e a prática culinária, certamente teremos água na boca ao passar por ali, hein?

Espaço Ignácio de Layola

A Bienal também é espaço para grandes discussões políticas. O ambiente batizado com o nome de um dos maiores cronistas e romancistas brasileiros, reunirá grandes debates sobre políticas e leis de incetivo à leitura e a reflexão sobre a importância das políticas públicas quanto esse tema.

MELHORIAS PARA 24ª EDIÇÃO

Se os novos, melhores e mais pluralizados espaços ainda não te convenceu vir para SP em Agosto/Setembro, vamos falar um pouco sobre as melhorias previstas para essa edição.

O espaço total para o evento foi ampliado e melhor organizado para favorecer a circulação de pessoas entre os stands, com ruas mais largas e ilhas de descanso a ideia é que a permanência no evento seja muito mais tranquila e proveitosa.

Este ano também contaremos com um sistema de senhas para autógrafos que serão distribuídas com antecedência via internet, evitando tumultos e filas ao longo dos corredores. As melhorias também contemplam a venda de ingressos de forma antecipada para maior conforto dos leitores.

MUITO MAIS CONTEÚDO

Além de todas as atrações e melhorias na 24ª Bienal Internacional do Livro, a equipe envolvida têm feito um trabalho maravilhoso com conteúdos relacionados ao mundo literário. Não deixe de conferir o Blog da Bienal. Explore os roteiros temáticos e compartilhe como é a sua Bienal com a hashtag #MinhaBienalÉ nas redes sociais.

Em parceria com o Spotify você pode explorar playlists temáticas de acordo com o seu estilo de livro, autor ou temáticas favoritas, saiba mais clicando aqui.

Além da Bienal do Livro, a CBL organiza também o Prêmio Jabuti (em sua 58ª edição) e o Congresso do Livro Digital que completa sua 6ª edição em 2016.

E você, já montou sua programação para Bienal do Livro em São Paulo?


Leia também: