Home » Destaque » Lucas e Nicolas [Resenha]

Lucas e Nicolas [Resenha]

por Alexandre Moreira

em 05 de julho de 2017

Mentalize a vida escolar de boa parte dos jovens que estão descobrindo sua sexualidade. Pense em uma história que eles compartilhem ao se entenderem como homossexuais.. Esse é o resultado do livro “Lucas e Nicolas”.

Com muita delicadeza e bom humor conhecemos a história destes dois adolescentes que poderiam ser classificados como opostos. Se por um lado Lucas é retraído, estudioso e nerd, Nicolas por sua vez, é popular, atleta e coleciona um histórico de notas ruins. Para Lucas a vida se passa na internet, falando com amigos que moram longe da cidade do interior onde vive. Nicolas se dedica ao esporte e a luta é onde se esforça ao máximo para se dar bem.

A trama começa quando Nicolas, vindo de São Paulo, entra para a turma de Lucas. Em poucos dias, Nicolas conquista o carinho e atenção de todos na turma, seja por sua beleza e corpo desenvolvido para idade seja pela aptidão nas aulas de educação física. Lucas jamais imaginou que dali a pouco aquele se tornaria um bom amigo e talvez até mais que isso…

Em dado momento as notas de Nicolas passam a ser um impeditivo para que ele continue nos treinos e para ajudá-lo, o diretor sugere que passe a estudar com Lucas após as aulas. A partir desse cenário, Lucas vê sua vida passar por grandes transformações e descobertas.

Com leveza e propriedade acompanhamos estes dois jovens em seus dilemas sobre sexualidade e independência. Enquanto Lucas busca entender sua sexualidade e os impactos em se assumir homossexual para amigos e família, Nicolas, já consciente do que sente prefere esconder quem é para manter as aparências e passar pelo ensino médio sem grandes problemas.

Repleto de humor e situações muito cotidianas aos jovens em idade escolar “Lucas e Nicolas” é capaz de encantar o leitor pela realidade com que narra essa fase tão importante e conturbada de nossas vidas.