Home » Colunas » Koli apresenta: Norman Bates

Koli apresenta: Norman Bates

topo

psycho.
Oi, eu sou Koli! Todo sábado tenho um espacinho aqui para falar sobre os mais diversos assuntos. Na semana passada eu relembrei alguns musicais das animações da Disney, deem uma conferida clicando aqui. Hoje eu vou apresentar um grande amigo para vocês. Mentira, cruzes… Irei falar sobre um personagem de ficção que me instigou a pesquisar mais sobre ele, conheçam Norman Bates!
.
.

Protagonista do romance Psycho (Psicose) escrito por Robert Bloch o personagem Norman ganhou vida pela primeira vez no cinema 1960 pelo ator Anthony Perkins, o filme com o mesmo titulo do livro foi dirigido pelo cineasta Alfred Hitchcock. O personagem foi inspirado num assassino chamado Ed Gein.

ed-gein.
Edward Theodore Gein
 não considerado um serial killer pois matou apenas duas pessoas e foi suspeito do desaparecimento de mais cinco, teve uma infância conturbada. E foi dela que nasceu o personagem Norman Bates. Ed Gein, perdeu o pai no começo da adolescência e foi criado junto com um irmão mais velho e a mãe chamada Augusta. Ela sempre ensinou ao garotos que o mundo era um sítio imoral, que a bebida era demoníaca e que todas as mulheres eram prostitutas e instrumentos do diabo. Segundo ela, o sexo servia a uma única finalidade, o da procriação.

O mais velho começou a questionar a ligação que a mãe tinha com Ed, eles eram super próximos e Ed começava a ter ciumes dela com os namorados. Após uma morte misteriosa que não foi descoberta pela policia, Ed perdeu o seu irmão e também mais tarde perdeu a companhia da mãe. Ficando completamente sozinho. Anos depois, a policia suspeitou de Ed no desaparecimento de uma mulher e foram para uma busca onde ele morava, lá eles encontraram crânios, peles, mamilos, peitos, lábios e vulvas que o psicopata admitiu usar. Admitiu que pouco depois da morte de sua mãe ele se vestia com as roupas dela e fingia ser mulher. Em seu julgamento ela foi considerado não culpado devido à insanidade e assim passou o resto dos seus dias em um hospital psiquiátrico.

Com essa história Norman Bates de 1960 foi criado, tendo a super proteção da mãe e ensinado com valores fantasiosos cresceu-se uma pessoa insana. Norman é um gerente tímido de um hotel que envenenou a própria mãe e o namorado dela por motivos de ciumes. Após o crime, Norman desenvolve um transtorno dissociativo de identidade, doença mental que faz com que ele assuma por vezes a personalidade da sua mãe falecida. Numa noite, Marion Crane procura refúgio no Hotel Bates e Norman apaixona-se por ela. Nos momentos de desejos que Norman sente pela outra mulher a personalidade de sua mãe acaba por vir a tona, e o rapaz assassina a moça enquanto ela toma banho vestido com as roupas de sua falecida mãe. Cena clássica que ficou muito famosa na história do cinema. Confira:

223462-bates-motel-bates-motel-poster.
.
Em 2013 o canal Universal Channel lançou uma série de TV chamada Bates Motel, que retrata a vida de Norman Bates e de sua mãe, Norma antes os acontecimentos do filme. Uma série fantástica, conheci ela recentemente e me apaixonei. A série começa depois da morte do marido de Norma, quando ela adquire um motel localizado em uma cidade costeira Oregon, para que ela e Norman possa começar uma nova vida. No elenco temos ótimos atores que dão sua verdade aos personagens, Vera Famirga como a mãe e Freddie Highmore interpretando o Norman. A primeira temporada contém 10 episódios com aproximadamente 45 minutos cada um e a segunda temporada está sendo lançada agora, fiquem ligados nas nossas reviews aqui no .
.
.

Bom, esse é um pouquinho que sei sobre o Norman Bates, de como ele foi inspirado, como foi retratado na TV e segue a minha indicação de série, se ainda não viu Bates Motel, pega para ver o piloto, tenho certeza que não vai querer desistir dessa série.

Até o próximo sábado!

Alfred Hitchcock Anthony Perkins Bates Motel Coluna Quinzenal Ed Gein Koli CS Norman Bates Psicose Psycho Séries

Leia também:

  • Inferno [Crítica]

    Inferno [Crítica] »

  • Agents of S.H.I.E.L.D. s04e01 – The Ghost e s04e02 – Meet The New Boss [Review]

    Agents of S.H.I.E.L.D. s04e01 – The Ghost e s04e02 – Meet The New Boss [Review] »

  • A festa da salsicha [Crítica]

    A festa da salsicha [Crítica] »

  • Agents of S.H.I.E.L.D.: aquecimento para a quarta temporada

    Agents of S.H.I.E.L.D.: aquecimento para a quarta temporada »