Home » Destaque » GTA V – Primeiras impressões

GTA V – Primeiras impressões

gtatopo2

Por Aline Machado

Houve muitas especulações sobre o novo título da Rockstar sair apenas para a nova geração de consoles, mas a desenvolvedora que abriu a geração PS3 e 360 com GTA IV há seis anos atrás, também vai fechá-la.

Dediquei pouco mais 16h da minha vida para uma experiência completa com Grand Theft Auto V, e o que posso dizer até o momento, é que: ainda não foi o suficiente. Não parei para contar o número missões concluídas ou em que parte da historia estou situada, mas esperava que após tanto tempo de jogo, já pararia de me impressionar com o mundo criado pela Rockstar, mas estava terrivelmente enganada.

Possuir três personagens como protagonistas, proporcionou ao jogador três pontos de vista diversos de Los Santos – muito anos após os acontecimentos de GTA: San Andreas, você poderá até reconhecer uma rua ou outra, mas esta é muito diferente da LS que conhecíamos -, e com suas personalidades tão distintas, deixam as missões mais complexas e cooperativas. Cooperatividade essa, que força o jogar aprimorar suas próprias habilidade com cada personagem.

Franklin – “Ladrão” de carros, especialista em direção evasiva;

Michael – Assaltante de bancos “aposentado”, especialista em furtividade;

Trevor – Criminoso com problemas de autocontrole, especialista em “destruir tudo”.

Você poderá trocar a qualquer momento e, uma vez que você está sob o controle de um, os outros dois seguem sua vida normalmente, o que pode causar momentos cômicos ao retornar a um personagem, por exemplo: flagrar Trevor apenas de cueca sendo expulso do clube de stripe tease.

gtavcSua mãe com certeza não vai gostar do jogo, assim como não deve ter gostado dos anteriores. A Rockstar prometeu e cumpriu, GTA V não tem puderes, nenhum – Você pode comprar e usar drogas, dormir com prostitutas, ação essa que foi aprimorada, agora você tem vários ângulos da consumação do ato e em determinados momentos da historia cenas de sexo quase explicitas. E há cenas de tortura também, divertidas e desconfortáveis no mesmo nível, você terá diversas opções para conseguir informações, desde a quebrar um joelho a arrancar um dente com o alicate.

Mas caso você seja uma pessoa da paz, você poderá nadar, praticar triathlon, passear de bicicleta, jogas tênis, golfe, ou então alcançar o equilíbrio espiritual com praticando Yoga.

GTA IV foi um excelente jogo, mas causava aquela sensação de estar faltando algo, ou muitas coisas. Eu pessoalmente senti falta do natureza, montanhas, florestas, passear de avião. O aprimoramento dos gráficos no quinto game, pode ser facilmente deslumbrado com a novas mecânicas do título, como na exploração submarina e na expansão nos cenários – se você achava isso impossível, a Rockstar conseguiu, há muito chão, mar e ar para ser explorado.

GTA 5 screenshotOs cenários são ainda maiores e interativos. Durante suas andanças, você poderá interagir com os habitantes de LS e, a inteligência artificial desses habitantes, ou a falta dela, foram corrigidas, assim com os inúmeros bugs que sempre acompanharam a série.

GTA V já rendeu aos cofres da desenvolvedora US$ 800 milhões de dólares, só nas primeiras 24 horas. E não foram necessários nem 10 minutos com o game, para entender o porque de tanta expectativa, já superadas.

Grand Theft Auto V já está disponível para compra, nas plataformas Playstation 3 e Xbox 360. Fique atentos ao Portal Caneca para crítica completa do jogo, nas próximas semanas. 


Leia também: