Home » Comics » Conheça Bear, uma divertida história de Bianca Pinheiro! [Resenha]

Conheça Bear, uma divertida história de Bianca Pinheiro! [Resenha]

bear resenha

Por Guilherme Souza

13 de Fevereiro de 2015

O que você faria se fosse uma jovem menina e se perdesse numa floresta? Ora, logicamente a melhor resposta seria pedir ajuda aos animais, não?

Bear é um belíssimo trabalho da quadrinista Bianca Pinheiro, uma webcomic que foi lançada recentemente como uma HQ impressa. A história acompanha Raven, uma garota de cinco, ou seis, talvez sete anos, que se perde ao sair de sua casa e precisa encontrar o caminho de volta, e Dimas, um urso altamente mal-humorado que decide ajudar a garota. Com essa fórmula, Bianca cria um mundo fantástico ao redor das duas personagens, misturando vários elementos diferentes da cultura pop para criar os lugares e as “pessoas” que a dupla encontra.

No primeiro volume, nós somos apresentados ao universo no qual a dupla se situa, além de conhecer melhor as personagens. Boa parte da HQ se dedica a mostrar a relação entre Raven e Dimas se formando, em especial quando chegam na primeira cidade da história, a Cidade das Charadas. E é lá que o festival de referências ocorre, com a entrada da personagem Oráculo, a única personagem que tem acesso ao storyboard das aventuras da dupla Dimas e Raven, sendo uma mistura da própria autora, Bianca, com o leitor (já que a Oráculo só pode ler o que ocorre, nada mais), e um toque de Matrix. ( por que não, né?)

Ainda somos apresentados a outras personagens interessantes, como a Dona Capivara, dona de um bar da região, aquele NPC que ajuda a salvar os jogos nos RPGs da vida, e o rei G, soberano da Cidade das Charadas, um retrato do egocentrismo demonstrado de forma extremamente divertida.

Ajudando a construção da história, temos os belos traços e cores de Bianca, tornando tudo que lemos ainda mais leve e divertido, lembrando um pouco o que vemos no quadrinista Bryan Lee O’Malley. A versão impressa, da editora Nemo, também ajuda na experiência, com a escolha do papel e impressão bem feitos, pecando um pouco apenas no tamanho do volume, meio difícil de carregar em alguns lugares.

Bear é um trabalho divertidíssimo. Tudo na criação da história a torna mais engraçada e fofa, e logo nos primeiros quadros você já se verá gostando da dupla, seja pela fofura e falta de noção de Raven, pelas reclamações de Dimas ou pela maneira como Bianca conta toda a história de forma descontraída. É metalinguístico e lindo, tanto que não resta mais o que dizer, apenas sentir.

E esperar logo pelo próximo volume impresso, sem dúvida ;)

bear


Leia também: