Home » Notícias e Eventos » Confira o que rolou no Anime Friends 2015!

Confira o que rolou no Anime Friends 2015!

Untitled-1Por Artemys Ichihara e Nicolas Fioresi; com colaboração de Vitor “Chilli” Santos do Senhor Castanha

Quando o assunto é sobre eventos de cultura pop — principalmente japonesa — se tem uma convenção que não pode deixar de ser citada é o Anime Friends, organizado pela Yamato Corporation há mais de dez anos, sempre nos fins de semana de julho. Neste ano, o evento ocorreu entre as datas de 10, 11 e 12 de julho (seu primeiro fim de semana) e as datas de 17, 18 e 19 de julho, encerrando os seis dias de programação.

Durante o primeiro fim de semana, o evento, embora transitável, já estava bem movimentado. Com palestras de dubladores, youtubers e artistas, shows de bandas e cantores internacionais, palestras de cosplayers japoneses e a final de um campeonato de cosplay internacional — o Yamato Cosplay Cup –, o evento também contou com diversas áreas temáticas dedicadas a quadrinhos, colecionáveis, ficção científica e jogos eletrônicos.

Dentre as maiores atrações do primeiro fim de semana estavam os artistas do Super Friends Spirits, os youtubers Cellbits, Muca Muriçoca, Damiani e Satty e os cosplayers internacionais Reika e Kaname. Espalhadas pelos diversos palcos do evento, as atrações ficaram bem localizadas e atenderam bem ao seus respectivos públicos-alvo.

Pessoal curtindo o show da banda ObSEXion, foto por Vitor "Chilli" Santos

Pessoal curtindo o show da banda ObSEXion, foto por Vitor “Chilli” Santos

O evento também estava lotado de cosplayers com peças criativas e bastante elaboradas. Dentre os mais presentes, estiveram os grupos do anime de idols Love Live!, do shonen Shingeki no Kyojin e do mangá histórico Hetalia, além de, claro, grupos de Nanatsu no Taizai (Seven Deadly Sins) e YuYu Hakusho.

Já no segundo fim de semana, a agitação da 13ª edição do Anime Friends foi bem maior – principalmente no último dia do evento (19), como já é de costume para quem vai todos os anos. Porém, o que se pôde ver em quantidade de cosplays, também foi possível ver em qualidade. Grupos inteiros de personagens ganhavam bastante atenção, especialmente um dos Cavaleiros do Zodíaco com os Cavaleiros de Ouro e a Saori, que eram quase que assediados a todo momento por dezenas de pessoas que queriam tirar fotos. Cosplayers de comics, séries de TV, filmes e games também não faltaram, como alguns incríveis de League of Legends que estavam em peso no evento.

Essa diversidade também pôde ser vista em outras atrações que iam além das japonesas, como um painel especial somente para Star Wars e outro promocional para o recém estreado filme O Homem Formiga, no qual havia uma poltrona vermelha enorme para quem quisesse tirar fotos e levar a recordação para casa. Um PacMan gigante para a divulgação do filme Pixels foi outra febre entre o público de todas as idades.

As novidades em relação a anúncios de novos mangás ficaram por conta principalmente da editora Panini, que se destacou ao divulgar os lançamentos do shoujo Lovely Complex (finalizado com 17 volumes), o popular Fate/Stay Night (finalizado com 16 volumes), a comédia Arakawa Under The Bridge (finalizado com 14 volumes) e a grande surpresa Akame ga Kill (em andamento com 12 volumes).

Entre outros anúncios da Panini, também tivemos Shinmai Maou no Testament, Pandora Hearts, Rust Blaster, Sword Art Online – Fairy Dance e o terceiro guidebook de One Piece, Databook One Piece Yellow.

Já por parte da editora JBC, os próximos lançamentos serão Ultraman, que está em andamento com 6 volumes no Japão, e Orange, mangá previsto para acabar ainda este ano com um total de 5 volumes.

Por fim, depois de excelentes shows das bandas Snowkel, na sexta (17), e HOME MADE KAZOKU, no sábado (18), a principal atração para a maioria das pessoas no último domingo do Anime Friends foi certamente a apresentação da banda FLOW. E como sempre, souberam animar um público que marcou forte presença ao lotar a área do palco principal.

O show foi novamente caprichado e especial para os fãs, assim como a performance na edição de 2014 do evento, deixando muita gente roca com um setlist que incluiu os seus grandes sucessos de Naruto, como SIGN, GO! Re:member, e os de Code Geass, COLORS e WORLD END. Inclusive, o atual encerramento de Naruto Shippuden, Niji no Sora, também ganhou espaço na setlist – assim como a já esperada e inesquecível Cha-la Head Cha-la.

No entanto, o que pegou algumas pessoas de surpresa mesmo foi próximo ao final do show, quando a banda tocou um cover de Guren No Yumiya, música da abertura do anime Shingeki no Kyojin. Os fãs fizeram a festa, e com razão!

Fazendo parte do circuito de eventos de cultura pop do mês de Julho, o Anime Friends cumpriu seu papel de entreter seus visitantes, com atrações multitemáticas. Nos vemos no próximo evento!


Leia também: