Home » Destaque » Descubra Os Reinos de Nashira

Descubra Os Reinos de Nashira

os reinos de nashira

Por Pedro Henrique.

Você já conheceu os confins do Mundo Emerso, já enfrentou as mais difíceis batalhas ao lado de Nihal, viu o mundo correr o risco de deixar de existir. Agora, esqueça tudo isso, você não está mais nesse mundo, está sendo levado para um lugar distante e diferente de tudo que você já viu, está sendo levado para Nashira!

Escrito por uma das autoras italianas mais famosas na atualidade, Os Reinos de Nashira é a mais nova série literária escrita por Licia Troisi e lançado pela Editora Rocco sob o selo Jovens Leitores. A série (que é uma trilogia), teve seu primeiro volume lançado recentemente, o qual se chama O Sonho de Talitha.

Toda a história se passa num lugar chamado Nashira, um planeta fantástico onde um dos mais preciosos bens está em falta: ar. Nashira é um mundo diferente de tudo que você já viu. Nele, uma grande e importante árvore dá vida a tudo: os talareths. Essas árvores são as únicas responsáveis por produzir o pouco de ar que os habitantes de Nashira tem para respirar. No entanto, esse ar é um tanto rarefeito e precisa ser acumulado para que possa ser distribuído entre os habitantes. Entram aí as Pedras do Ar, que são pedras mágicas capazes de reter o ar, permitindo que as pessoas próximas a elas possam respirar normalmente.

Em Nashira, existe um pequeno grande mundo chamado Talária, um reino onde a escravidão separa a população entre talarianos e femtitas. Estes últimos são um povo amaldiçoado após perderem a Antiga Guerra (algo como nossas Grandes Guerras) e, por isso, condenados a viver como escravos dos talarianos. Entre os talarianos, está nossa protagonista, de nome Talitah. Ela faz parte da cúpula dos talarianos, sendo filha do conde Megassa, da Cidade de Messe. Como todos os afortunados em Talária, Talitha tem um servo pessoal, que lhe acompanha em todos os afazeres e lhe serve de todos os meios que se fizer necessário. Seu servo, Saiph, é, por sua vez, seu melhor amigo e juntos, vão virar a vida de Talária de cabeça pra baixo, pondo em risco tudo o que se conhecia até então sobre os Reinos de Nashira.

Apesar do sucesso conseguido com as histórias do Mundo Emerso, Licia Troisi não repetiu a receita da série anterior, trazendo uma história mais madura e densa. Em Os Reinos de Nashira, a escravidão é cena constante, não apenas no trabalho serviçal como também, na realidade nua e crua dos escravos. Em Nashira, os femtitas passam pelos maiores horrores que se possa pensar nas mãos dos talarianos, a ponto de serem punidos cruelmente por esbarrarem em alguém. Femtitas são vistos com desprezo pelos talarianos, entre eles, Megassa, pai de Talitha, que vê nos escravos, uma raça suja e impura, merecedora de extinção.

Obviamente, a amizade entre Talitha e Saiph surge como um antagonista para todos os conceitos sociais disseminados em Talária. Talitha, cuja irmã mais velha (Lebitha) vive num dos mosteiros do Reino do Verão, se vê obrigada pelo pai a entrar para a vida eclesiástica quando sua irmã morre misteriosamente. E é aqui que começa toda a trama da história.

Talitha cresceu aspirando a vida de guardiã, algo impensável para a filha de um conde. Por isso mesmo, quando Lebitha morre, Megassa não pensa duas vezes ao indicar Talitha para substituir seu lugar no mosteiro, para onde a jovem vai, junto de seu escravo Saiph. Lá, ela descobre que o lugar é mais obscuro do que aparenta ser e guarda muito mais segredos do que mostra ao mundo. Decide então fugir com Saiph, desencadeando uma série de fatos que fazem com que toda a alta hierarquia de Nashira se envolva, numa busca frenética por Talitha e Saiph, agora condenado a morte.

Para o primeiro livro da série, O Sonho de Talitha cumpre bem o papel de introduzir o leitor na história e termina nos deixando com muitas perguntas sem respostas e com uma expectativa um tanto alta para a continuação. Não é uma história que explora a magia do mesmo modo que acontecia em As Crônicas do Mundo Emerso. Aqui a magia surge como algo quase natural no Reino de Nashira, separando os Talarianos entre aqueles cuja vida é dedicada ao trabalho nos mosteiros e aqueles que se dedicam à vida pública. Talitha nunca quis nenhuma das duas, mas ao viver um curto período no mosteiro do Reino do Verão, descobre que pode caminhar entre magia e não-magia e aliar as duas coisas para seu benefício.

O que mais me chocou nesse livro, porém, foi a forma como a autora explora o universo dos femtitas. As cenas de punição chegam a ser cruéis, mas num nível de crueldade que você sabe ser real por já ter ouvido falar disso nos muitos livros de história que já viu em sua vida escolar.

Já li algumas críticas sobre o livro falando sobre a história ser um pouco mais parada, ter menos magia, etc. Eu, particularmente, considero a história formidável e até mais agradável do que As Crônicas do Mundo Emerso. Como disse, os Reinos de Nashira é um tanto quanto mais adulto do que a série anterior, mas ainda assim, muito ligada ao público infanto-juvenil. É uma história que explora a realidade de um reino onde olhar para o céu é visto como heresia e onde as cidades – todas elas – vivem embaixo dos troncos dos Talareths. Aqui, magia é trivialidade e escravidão é algo comum. Aqui, o poder compra tudo e bondade e honestidades são bens em escassez. Aqui a religião não busca algo divino, mas encher o próprio estômago. E é no meio de tudo isso que Talitha e Saiph surgem para quebrar todos os paradigmas perpetuados em Nashira e, principalmente, para salvar o mundo no qual vivem, pois o ar está a ponto de acabar e o céu parece conspirar contra toda a existência.

Os Reinos de Nashira não é uma história simplesmente sobre a jornada fantástica de uma heroína, mas sim sobre como ela descobriu uma verdade fatal sobre seu mundo e como ela decidiu lutar não só pela sua vida, mas pela vida de todos aqueles que ama. Essa é uma história para se deixar levar pelas linhas escritas e mergulhar nas estradas de Talaria em busca do Padre Hérege, o único a saber sobre o fim de Nashira.

O convite está feito, venha para Nashira viver uma aventura ao lado de Saiph e Talitha.

Boa leitura!

os reinos de nashiira capa Os Reinos de Nashira – O Sonho de Talitha – Volume 1

Autora: Licia Troisi

Editora Rocco

Selo Jovens Leitores


Leia também: