Home » Colunas » 6 grandes personagens femininas dos quadrinhos

6 grandes personagens femininas dos quadrinhos

fodonas_lindas_sensacionaisPor Alessandro Zaharur

09 de março de 2016

Ontem comemoramos o Dia Internacional das Mulheres. Responsáveis por compor mais da metade da população brasileira e mundial, não possuem ainda – mesmo em pleno no século XXI – a total e merecida igualdade de direitos. Para homenageá-las nesse grande dia, selecionamos 6 grandes personagens femininas encontradas no mundo dos quadrinhos.

1.Hit Girl

    Nossa primeira personagem não possui idade suficiente para matar bandidos, nem maturidade para poder lidar com armas, mas isto não a impede de jorrar o sangue de seus oponentes para todos os lados e nem de tomar a cena do protagonista da obra, Kick-ass. Sendo filha do Big daddy, Mindy aprendeu a lutar e a mexer com armas em seus primeiros anos de idade. Controlada pela sede de vingança pela morte da mãe – tal vingança herdada de seu pai – a pequena sanguinária demonstra, em alguns momentos, sentir extremo prazer com a dor dos caras maus. Criada por Mark Millar e John Romita Jr., Hit Girl tem sua aparição já nas primeiras edições de Kick-ass e, graças ao seu grande carisma, ganhou uma HQ solo em 2012.

2.Miss Marvel (Kamala Khan)

Após a mudança de patente de Carol Danvers – antiga Miss Marvel – para atual Capitã Marvel, eis que o manto fica esquecido, até a aparição de Kamala Khan, uma filha de paquistaneses refugiados nos EUA. Descobrindo ser uma inumana depois de se expor a névoa terrígena, Kamala se depara com sua natureza transmorfa, podendo esticar e comprimir seu corpo ou partes dele. Sendo grande fã de Carol Danvers, a garota, após alguns acontecimentos da vida, se depara com sua mais importante missão: se tornar a próxima Miss Marvel. Tendo estreia em 2014, a atual detentora do manto foi criada pela escritora Willow Wilson.

3.X-23

Sendo um clone de Wolverine, Laura foi criada pela Hidra com o intuito de matar o baixinho rabugento da Marvel. Sua criadora, Dra. Sarah Kinney, torna-se sua mãe postiça, devido a rejeição da menina pela organização alemã, mas a morte de sua criadora pelas suas próprias mãos e graças ao controle da Hidra, sua personalidade se torna marrenta e ela uma forte anti-heroína, culpando Logan e tentando matá-lo de início. Criada na série animada “X-men Evolution” e somente depois migrando para as HQ`s, Laura assume atualmente o manto de Wolverine e trabalha na equipe dos Vingadores.

4.Thor (Jane Foster)

A maioria das pessoas conhecem o asgardiano Thor, dono do título da obra, como o detentor do Mjolnir. Mas poucos sabem que atualmente o deus do trovão teve seu manto passado para ninguém menos que Jane Foster, seu par romântico. Após Thor deixar de ser digno de empunhar o martelo, na saga Pecado Original, Jane passa a proteger, de forma sigilosa nas primeiras edições, os nove reinos. Logo após a revelação de sua identidade, a cientista assume estar com um câncer em sua forma humana e, devido alguns acasos, acaba dando uma surra no deus do trovão. Foster surgiu nas primeiras edições de Thor e em 2015 teve sua primeira HQ solo como heroína. Foi criada por Stan Lee e Jack Kirby.

5.Mulher Maravilha

Precursora do poder feminino nas HQ’s, nossa tão conhecida Mulher maravilha é detentora de uma legião de fãs e responsável por liderar, ao lado de Superman e Batman, a Liga da Justiça. Filha de Hipólita, rainha das amazonas, Diana possui grande força e poder de voo, além de seu conhecido laço da verdade. Vive no mundo dos deuses e atua, segundo as últimas histórias, como o equilíbrio entre as pessoas e os deuses – fora representar a luta contra o machismo na Terra. Sua primeira origem lhe colocava como vinda do barro (inspirado pelos contos bíblicos), mas com o tempo sua criação foi tomando uma forma mais trabalhada e digna com a personagem. Diana foi criada em 1940, conduzida pela estudante Olive Byrne (com o pseudônimo de “Richard Olive”) e tem grande importância na luta pela igualdade de gênero.

6.Faith Herbert

Por último, temos uma personagem que quebra totalmente o estereótipo da heroína “marombada”. Faith Herbert é a primeira protagonista Plus Size dos quadrinhos e mostra sua força e bom humor aplicada no combate ao crime. Demonstrando ser uma pessoa totalmente normal, o que aproxima o público de sua personalidade, Zephyr é uma simples jornalista nerd que atua como heroína a noite, mas que possui seus quilinhos a mais como qualquer outra pessoa. Criada por Jody Houser, sua primeira aparição aconteceu nas páginas de “Herbinger”, e a Valiant anunciou que em 2016 vai lançar uma série exclusiva de quatro edições da personagem.

Revisado por Beatriz Albarez

Alessandro Zaharur Diana faith herbert Heroína Hit Girl hq Jane Foster Kamala Khan Miss Marvel Mulher Maravilha mulheres poder feminino Thor X-23

Leia também: