A Hora das Bruxas é um livro escrito pela famosa escritora Anne Rice, que como você deve bem saber é a criadora do livro que virou filme: Entrevista com o Vampiro, e que revelou ao mundo o vampiro Lestat. A primeira edição teve seu lançamento em 1994, mas continua maravilhoso e uma excelente opção de leitura.
Nesse livro ela “foge” um poucos dos vampiros e conta a estória da família Mayfair. E é obvio que fala sobre bruxaria, magia negra e o legado de mais de 400 anos que a família carrega que é quase um presente de grego. A narrativa é contada usando como recurso fatos acontecidos no presente e no passado. Há temas bem barra pesada como incesto, possíveis assassinatos e outros fatos perturbadores.
O enredo me prendeu quase de imediato e passei a criar várias “teorias da conspiração”, logo nos primeiros capítulos, mas nem tudo se concretizou no final. Esse é o bom da autora, ela consegue demonstrar várias facetas do ser humano, mesmo que usando criaturas míticas para isso, nos lembrando que nem tudo é preto e branco, o cinza tem vários tons, não fazendo referência aquele outro livro.
Além da alternância de tempo, também vemos as bruxas passando por cidades diferentes como Nova Orleans, São Francisco, Haiti e França, e valorizando a cultura de todos esses lugares com “pitadas” de magia especifica de cada local.
Apesar de haver várias personagens fortes, Rowan é a protagonista do texto, e a vemos descobrir a verdade sobre a sua família e como ela lida com o já citado tal: “legado sobrenatural” da família. A trama é rica e as personagens são bem desenvolvidas, nos deixando ansiosos pelo próximo. É quase uma ode ao feminismo, porque são as mulheres que precisam tomar todas as decisões e, claro recaem sobre elas o peso dessas escolhas.
As bruxas foram totalmente “repaginadas” pela autora, fugindo do estereótipos, como verruga no nariz, chapéu preto de ponta ou vassoura voadora. As Mayfair lançam seus encantamentos de forma bem simples, seja invocando entidades, ou curando, se aproximando mais de uma mulher comum, pode ser qualquer mulher, sua mãe, sua irmã, sua filha, quem sabe a vizinha. Elas tem o dom de amar, odiar e não são perfeitas. Lembrando que nenhum personagem é totalmente bom ou totalmente ruim, bem próximo da realidade, né?
Não é a toa que a autora fez e faz tanto sucesso se tornando a rainha da literatura gótica moderna. Fique ligado no Portal Caneca para descobrir sobre os próximos capítulos da família Mayfair.
A Hora das Bruxas Volume 1
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco