Sou aficionado por Quadrinhos e Terror, mas nem sempre consigo encontrar quem faça a união desses gêneros, então fico muito feliz em poder divulgar O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos. Um gibi nacional muito bom, desenhado e escrito por brasileiros baseados nos contos do autor mundialmente conhecido H.P. Lovecraft trazidos até nós pela Editora Draco.
Essa HQ é o segundo volume da coleção Cores do Terror, que infelizmente li somente esse até agora. Erro que pretendo corrigir em breve. O autor Howard Philips Lovecraft, ou simplesmente H.P. Lovecraft, dispensa apresentações por ser um dos mais influentes escritores de terror mundias. E olha que nasceu em 1890 e não tinha redes sociais nessa época para bombar seus textos e mesmo assim influencia o cinema, teatro, games e claro os quadrinhos. E claro que Cthulhu é um dos seus personagens mais populares do autor e objeto da obra em foco aqui.
Nesse gibi a cor predominante é o VERDE, afinal a coleção se chama Cores do Terror, e vem demonstrar a visão de artistas brasileiros influenciados por esse autor “macabro” que nos “assombram” com 8 estórias que nos levam ao DESESPERO, pelo menos é essa a intenção da publicação. Num primeiro momento achei que seria mais do mesmo, afinal Lovecraft e Cthulhu foi deverás explorado, mas me enganei , seja pela mistura de referências mundialmente populares misturadas a coisas bem tupiniquins que deu um frescor a essa edição.
Destaco entre os contos: O Salmo do Sangue Antigo e A Língua da Fé, como meus prediletos nessa compilação brasileira. Não vou contar nada dessas narrativas, mas abram os olhos ao lê-las, mas adianto que são ótimas críticas sociais a nossa sociedade atual. O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos, é uma ótima dica para quem nunca se aventurou na mitologia “lovecraftiana”, mas que não quer perder mais tempo e pode privilegiar um Quadrinho Nacional ou para quem já é fã não “vai perder a viagem”. Parabéns a Editora Draco, por ser corajosa e publicar além do universo de super-heróis em alta no momento.
O Despertar de Cthulhu em QuadrinhosLançado no Brasil em 2016.Editora: DracoRoteiros: Dudu Torres, Antonio Tadeu, Airton Marinho, Caiuã Araújo, Lucas Pereira, Raphael Fernandes, Jun Sgiyama e Bárbara Garcia.Desenhos: Dudu Torres, Lucas Pereira, Lucas Chewie, Fabrício Bohrer, Marcio de Castro, Samuel Bono, Hilton P. Rocha, Daniel Bretas e Elias Aquino.Capa: João PirollaOrganização: Raphael Fernandes168 páginas, dividas em 8 estórias.