No final do ano passado a MTV Brasil anunciou que vai voltar a produzir especiais musicais no formato acústico, pegando todos de surpresa. A emissora, que encerrou suas atividades na tv aberta em 2013 e migrou pra tv a cabo, inspirou-se na versão gringa (MTV Unplugged) para iniciar a produção do formato no Brasil oficialmente em 1991 com o Acústico MTV Barão Vermelho. Fazendo muito sucesso nos anos 90 e 2000, a franquia não só repaginou artistas clássicos da música brasileira como Capital Inicial, Titãs, Lulu Santos, Cassia Eller e Kid Abelha, como também artistas em alta na época como o Charlie Brown Jr e O Rappa. O formato encerrou suas produções em 2012 com o lançamento do MTV Acústico Arnaldo Antunes.
Com a notícia do retorno da franquia, o Caneca Sonora elaborou uma lista dos 10 shows desplugados que gostaríamos de ver no futuro. Confere a nossa seleção e não esquece de comentar suas escolhas e compartilhar em suas redes sociais.
1- Pitty
A roqueira baiana teve uma participação bem marcante no Acústico MTV Ira! em 2004, mas nunca teve seu próprio show no formato. O especial poderia mesclar músicas da banda (que inclusive lança material novo esse ano) com algumas do duo Agridoce. Sem erro.
2- Skank
O Skank, mesmo em seu auge de popularidade nos anos 2000 e com várias músicas em piano e violão como Dois Rios e Sutilmente, nunca participou do especial. Quem sabe ainda não ouvimos as versões acústicas de sons dos mineiros como É Uma Partida de Futebol e Garota Nacional?
3- Novos Baianos
Após o lançamento de um DVD de reunião os Novos Baianos voltaram pra estrada em 2018 e poderiam usufruir do formato para se relançar, com participações especiais e novas versões de clássicos como A Menina Dança e Preta Pretinha.
4- Nova Safra MPB (Silva, Rubel, 5 a Seco, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz)
No molde do Acústico MTV Bandas Gaúchas de 2005, que juntou 4 nomes do sul em um mesmo especial, a MTV poderia juntar nomes da nova safra de MPB do Brasil como Silva, Rubel, 5 a Seco, Jeneci e Tulipa Ruiz. Grandes músicos cantando as músicas um do outro ou em conjunto. Já queremos essa turnê.
5- Milton Nascimento
Milton também já participou de um Acústico MTV, mas nunca teve o seu. Quem lembra do dueto de Mania de Você com a Rita Lee? Outros grandes nomes antigos da MPB também tiveram seus shows no formato, como Gal Costa, Gilberto Gil e Roberto Carlos. Nada mais justo pra essa lenda, que poderia incluir músicas do Clube da Esquina, sua turnê atual.
6- Los Hermanos
Outra gigante dos anos 2000, a banda Los Hermanos parou de produzir conteúdo autoral em conjunto no quarto disco de 2005, e gravou seu último registro oficial ao vivo na Fundição Progresso para um DVD, este lançado em 2008. Não é novidade que a banda realiza turnês de retorno constantes desde 2012 e esse ano já tem datas agendadas pelo Brasil todo. Nada melhor pra fechar essa nova turnê que um novo material gravado em formato acústico.
7- Elza Soares
A grande Elza Soares tem tanto material de altíssima qualidade lançado que resumir isso em um acústico seria complicado. Somente com os dois últimos discos (A Mulher do Fim do Mundo de 2015 e Deus é Mulher de 2018, que está na nossa lista de melhores discos do ano passado) a cantora já seria capaz de montar um dos acústicos mais impactantes dessa lista, imagina com o repertório todo que a rainha da música brasileira tem na bagagem.
8- Mutantes
Outro nome clássico da MPB, os Mutantes se reuniram com uma nova formação, sob a liderança do único membro original Sérgio Dias, e saíram em uma longa turnê pelo Brasil que perdurou entre 2017 e 2018. Hits como Ando Meio Desligado e Bat Macumba não ficariam de fora e quem sabe poderíamos ter participações dos membros originais. Mas olha, queremos ver superar a versão perfeita de Top Top da Cassia Eller.
9- Pato Fu
A banda mineira lançou um ótimo show pela MTV em 2002, mas no formato elétrico. Diferentemente do Skank e da Pitty, o Pato Fu diminuiu sua popularidade consideravelmente. A fofa Fernanda Takai continua produzindo materiais muito bons com a banda, no projeto Música de Brinquedo e em discos solo e seria uma excelente escolha pro relançamento da franquia e pra repaginar a carreira do grupo.
10- Emicida e Criolo
Um acústico de Hip Hop, já imaginou ? Fechando nossa lista pensamos em um encontro inusitado pro formato que poderia dar certo devido à veia melódica muito presente nas composições do Emicida e do Criolo, que já gravaram um álbum ao vivo juntos. Um prato cheio também para participações especiais como Vanessa da Mata, Paulo Miklos, Rael e outros artistas que já tiveram parcerias com os dois artistas.