O Portal Caneca frequenta a CCXP a 5 anos. Vimos a feira evoluir feito pokemon, mas ainda apresenta erros crassos como a pontaria de um Stormtroopers. Por isso, se você nunca foi em alguma edição, convidamos você descobrir se vale a pena. Caso seja um frequentador assíduo do evento, aguardamos seus comentários depois de ler essa matéria.
Vamos começar pelos pontos Fracos, pelo sangue nos olhos mesmo. Geralmente o que dá errado sobressai então vamos começar chutando a porta para depois acabar elogiando.
PONTOS FRACOS
AS FILAS
As filas seja para entrar no pavilhão ou para os painéis, continuam problemáticas. Vamos começar pelas filas de entradas, será que foi pleonasmo isso? Enfim, a fila de entrada se dá num estacionamento, mas pelo volume de pessoas e pela procura das atrações, algumas pessoas dormem na fila, mas ela é formada num estacionamento, ou seja, é tudo muito precário. Neste espaço, há apenas um banheiro para atender a centenas de pessoas. Eu sei que é uma escolha das pessoas fazer isso, mas poderia ser repensado ou improvisado banheiros químicos para atender esses fãs.
As filas para os estandes: alguns expositores como a Warner e a HBO tentaram mudar a maneira de acessar seus estandes, mas não atingiram os resultados desejados. Mas que fique claro: nós, fãs não estamos nos divertindo na fila!
FUNCIONÁRIOS (Staff)
Seria necessário elaborar uma forma mais eficiente de comunicação entre a galera que está trabalhando. Em alguns casos foi necessário perguntar para diversas pessoas para conseguir uma informação sobre as atrações, programação ou localização de stands. Um treinamento mais preciso também poderia ajudar.
ACESSO AOS PAINÉIS
Os painéis sempre foram e continuam sendo uma das grandes atrações da feira, mas o acesso a elas esse ano de 2018 foi bem problemática. Pessoas dormindo nas filas do lado de fora, pessoas perdendo a feira para ficar na fila do lado de dentro e sem a menor garantia se o sacrifício seria valido ou não. Enquanto observavamos as cadeiras reservadas para convidados vazias. Taí uma coisa para repensar: convidados que não chegassem em até 10 ou 05 minutos antes da atração começar, poderiam liberar os assentos, certo?
PONTOS FORTES
CONVIDADOS DE RENOME
Ficamos muito impressionados com os convidados desse ano! Não eram sub-celebridades, figurantes, etc. Eram realmente atores, diretores, produtores em alta no momento. Nomes como Sebastian Stan (Soldado Invernal) e Briel Larson (Capitã Marvel) marcaram presença. Apenas a título de exemplo, outros sinônimos de simpatia que pisaram nas terras tupiniquins foram Maisie Williams e John Bradley (Game of Thrones) todos muito dispostos a interagir com os apaixonados fãs brasileiros.
DISPOSIÇÃO DOS ESTANDES
Esse ano os corredores estavam mais largos, e o espaço entre os estandes estavam melhor localizados permitindo maior facilidade para caminhar e acessá-los sem precisar ficar esbarrando. A grande maioria eram interativos e não apenas para tirar foto o que também foi um ponto forte na nossa avaliação. Além disso, os stands mais cheios aparentemente ficaram mais distantes entre si, evitando aqueles acúmulos localizados em determinadas áreas e distribuindo melhor o público por todo o pavilhão.
PRODUTOS EXCLUSIVOS
Seguindo o exemplo das Comic Cons internacionais, esse ano teve venda de produtos exclusivos da CCXP 2018, podemos citar camisetas das Piticas, Box da Loja DC Comics, entre outros. Isso é um “carinho” para quem vai prestigiar o evento.
ATRAÇÕES SURPRESAS
A Sony Pictures trouxe para os seus painéis 04 atores de renome: Tom Holland, Jacob Batalon, Jake Gyllhenhaal para divulgar Homem-Aranha – Longe de Casa e Tessa Thompson, para a divulgação de MIB – Homens de Preto Internacional. E todos foram muito simpáticos e receptivos. E material exclusivo como 30 minutos de Homem-Aranha no Aranhaverso. Antes da entrada dos atores ficamos com um sentimento ambíguo se valeria a pena estar no cinema em vez de estar andando pela feira, mas acabou valendo a pena demais. Super Surpresa. Parabéns a iniciativa da Sony. E para agradecer fizemos até esse paragrafo só pra ela.
Após tão acirrada batalha de 05 dias, contando a spoiler night, de CCXP 18, podemos afirmar que vale a pena sim vir a CCXP. Sabemos que montar um evento dessa magnitude não é fácil e ajustes sempre serão necessários. Realmente ela é uma experiência ÉPICA, mas é necessário alguns ajustes para que deixe de ser a MAIOR para ser a MELHOR.