1 – PERSONAGENS CONHECIDAS:
Alguns dos personagens já conhecidos dos fãs como Alarci Saltzman, o professor de The Vampire Diaries e as suas gêmeas com Caroline, Josie e Lizzie, compõem o quadro de personagens junto a protagonista Hope Mikaelson.
2 – NOVAS CRIATURAS:
A série conta o dia-a-dia de seres sobrenaturais na Escola Salvatore Para Jovens Talentosos. Se tratando de uma obra derivada de The Vampire Diaries não poderiam faltar vampiros, bruxas e lobisomens, porém a produtora já garantiu que outros seres sobrenaturais estão a caminho, levando os fãs a comparação com Shadowhunters.
3 – ROMANCES:
Tendo como público alvo jovens e adolescentes, não poderíamos deixar de fora pitadas de romance e de drama, que permeiam a trama durante a série. Logo no primeiro episódio, conseguimos reparar interesses românticos entre os personagens e os dramas advindos de tais envolvimentos.
4 – EFEITOS ESPECIAIS:
Por tratar-se de personagens míticos é necessário que, além de um roteiro consistente, também faça-se o uso de bons efeitos especiais, mesmo no caso não seja aquelas “coisas de cinema”, conseguem agradar e são bons para a série contar a sua história e diferenciar os dons de cada espécie.
5 – LONGEVIDADE:
The Vampire Diaries encerrou com suas 8 temporadas, enquanto que The Originals terminou com 5, ou seja, a franquia está fazendo sucesso desde 2009, logo a produtora Julie Plec garante que a intenção é que a nova série também tenha uma vida longa, afinal, eles possuem varias idéias para novas temporadas.