O Portal Caneca continua cobrindo a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, trazendo os principais destaques da seleção de filmes feita para esta edição. A dica da vez é o dinamarquês Culpa (Den Skyldige), dirigido por Gustav Möller.
Na trama, o policial Asger Holm (Jakob Cedergren) está cuidando das chamadas de emergência e acaba atendendo a ligação de uma mulher sequestrada. Quando a ligação é desligada repentinamente, começa a busca pela vítima e seu sequestrador. Com o telefone como sua única ferramenta, Holm entra numa corrida contra o tempo para salvar essa mulher em perigo.
A premissa pode parecer comum, mas o filme é muito mais que isso. Temos apenas a visão de dentro da central da polícia, vendo em todos os momentos as expressões e reações do protagonista.
Os diálogos são muito bem construídos, com toda uma sonorização ambiente do outro lado da ligação que faz com que o espectador imagine cada cena e o desenrolar da história.
A atuação de Jakob Cedergren é o que conduz toda história, com uma entrega dramática a cada consequência das suas ações. Ao desenrolar do filme, passamos a entender o peso que o personagem carrega e o motivo de toda sua angústia.
O filme vem tendo grande destaque com 9 prêmios até então, sendo 2 no Festival de Rotterdam e outro no Festival de Sundance. Além disso, foi o pré-indicado da Dinamarca ao Oscar de Filme Estrangeiro, uma grata surpresa que você pode conferir com exclusividade na Mostra.
CULPA | DEN SKYLDIGE
Dinamarca, 2018, 90 min. Ficção
direção Gustav Möller
roteiro Gustav Möller e Emil Nygaard Albertsen
elenco Jakob Cedergren, Jessica Dinnage e Johan Olsen
distribuição: California