Por Aline Dias
30 de Outubro de 2015
Amityville. Quando você escuta ou lê esse nome, o que vem à sua cabeça? Casa mal assombrada? Filme de terror? Livro? “Fatos reais”? Pois, então, é tudo isso e mais um pouco. A história sobre o terror em Amityville é baseada em fatos. Até onde o que foi relatado em livros e nos filmes é verdade, não se tem certeza. Mas uma coisa é certa: há algo de tenebroso em Amityville.
Vamos começar pelo começo: o local. Amityville é uma vila em Long Island, Nova York, que nem chega a 10.000 habitantes. Lugar pacato, na baía, onde as pessoas gostavam de ir durante as férias, no início do século XX principalmente. Dizem até que o famoso gangster, Al Capone, tinha uma casa lá. Bem, lugar apresentado. Vamos aos fatos, resumidamente.
Esse lugar pacato e amigável foi local de um crime brutal e insano: em 13 (ou 14) de Novembro de 1974, Ronald De Feo Jr., matou seus pais e os quatro irmãos na sua residência, alegando ter ouvido vozes, no caso, as vozes dos membros de sua família, conspirando contra ele. Outra versão diz que ele ouvia vozes que o mandavam matar a família. Foi alegado insanidade, pelo psiquiatra de defesa, em seu julgamento. Já a acusação alegou que Ronald Jr era usuário de heroína e LSD, além de sofrer de sociopatia/psicopatia. Há livros defendendo tanto um lado quanto o outro da história, e aparentemente, o lado da acusação parece bem mais verídico. Mas esse não é o foco principal sobre o terror em Amityville, é apenas o começo. A narrativa do livro e dos filmes focam, principalmente, nas pessoas que foram morar na casa depois desse crime bárbaro.
Há dois filmes baseados no livro de Jay Anson, de 1977, “O Horror em Amityville”; ambos têm o mesmo título e foram lançados em 1979 e 2005, respectivamente (veja os trailers do filme de 1979 e 2005, no YouTube). No enredo, a família Lutz compra uma casa na Avenida Ocean, 112, sem saber que um ano antes havia ocorrido um assassinato em massa na residência. Após sua mudança, a família alega que eventos sobrenaturais aconteceram na casa.
Kathy, a esposa, é católica, e o casal entra em contato com o Padre Delaney, para abençoar a casa. Porém, eventos estranhos começam a acontecer com o padre e com a família. George, o marido, começa a ficar irritado e agressivo, tendo uma mudança de comportamento brusca. Ele começa a ficar obcecado em guardar lenha (em caso de catástrofe, vai que precise? :p). A menina caçula tem uma amiga imaginária, que no primeiro filme aparenta ser má, mas no segundo parece ser mais dócil. Um dos meninos tem a mão machucada por uma janela que se parte.
Com o desenrolar dos acontecimentos, descobre-se que, anteriormente, o local era um cemitério indígena e foi utilizado para cultos. O comportamento de George fica violento a tal ponto que ele tenta matar sua família. Kathy tenta salvar a família, e consegue. Se você ainda não viu o filme (nunca se sabe :p ), corre logo para assistir. Há cenas meio clichês, claro, mas lembre-se, o primeiro filme foi feito em 1979, então foi um dos criadores dos clichês do gênero. Porém, no geral, o filme é um dos maiores clássicos de terror.
O que mais me aterroriza nesses dois filmes, na verdade, não é o fato de haver aspectos sobrenaturais, mas sim, pelo principio que é baseado em fatos, já dá muito medo e vontade de checar se tem alguém atrás de você a cada minuto durante o filme e, por conseguinte, que George, o pai de família preocupado com o bem estar deles, começa a pôr a vida de todos em risco. O medo de não saber o que vem a seguir, ainda mais vindo de uma pessoa que você confia muito, é algo assustador. Se você não pode confiar em alguém que te ama, em quem confiar, então? Como dormir na mesma casa? Como baixar a guarda ou comer a comida que ele/a fez? É, o bagulho é louco.
Pense em (quase) todos os elementos possíveis em filmes de terror e você os encontrará em O Horror em Amityville. Evidentemente, há vários outros filmes baseados na história (ou nos fatos, como preferir chamá-los). Segue uma lista com os nomes dos filmes que giram em torno da casa. A lista é meio grandinha e alguns filmes não têm título em português.
The Amityville Horror (1979). Trad. O Horror em Amityville.
Amityville II: The Possession (1982). Trad. Amityville 2 – A Possessão.
Amityville 3-D (1983) ou Amityville III: The Demon. Trad. Amityville 3 – O Demônio.
Amityville 4: The Evil Escapes (1989). Trad. Amityville 4 – A Fuga do Mal.
The Amityville Curse (1990). Trad. Amityville 5 – A Maldição de Amityville.
Amityville: It’s About Time (1992). Trad. Amityville 6 – Uma Questão de Hora.
Amityville: A New Generation (1993). Trad. Amityville 7 – Uma Nova Geração.
Amityville Dollhouse (1996). Trad. Amityville 8 – A Casa Maldita.
The Amityville Horror (2005 remake). Refilmagem de O Horror em Amityville.
The Amityville Haunting (2011).
The Amityville Asylum (2013).
Amityville Death House (2015).
The Amityville Playhouse (2015).
Amityville: The Awakening (2016). O trailer do próximo filme está disponível.
Os anos se passaram, a casa foi vendida e reformada, e nenhum dos outros moradores que habitaram a casa alegou ter acontecido algum evento paranormal desde então.
E aí, o que você acha? Há algo de terrível nessa casa em Amityville ou foi só algo isolado? Ou fruto da imaginação? Ou fraude? Ou só foi com a família Lutz que os espíritos ou entidades quiseram entrar em contato e tocar o terror? Deixe sua opinião nos comentários.
Revisado por: Bruna Vieira