Por Alessandro Zaharur
21 de Outubro de 2015
Revelações do passado familiar e das motivações de Galavan. Pinguim se irrita e começa a contra-atacar.
O começo do episódio já mostra o vilão subornando novamente Oswald para realizar seus planos e iniciar mais uma parte da queda de Gotham. Enquanto isso a Strike Force continua atacando e dessa vez passa a confiscar os centros econômicos de Cobblepot, buscando diminuir aos poucos seu poderio na cidade.
Com isso o dono desses centros soma sua raiva de Galavan à sua irritação com as atitudes da polícia e passa a desconfiar de que há algum traidor dentro de sua própria “casa”, Tabitha percebe essa paranoia do vilão no momento em que vai indicar sua próxima missão. Ainda vemos o irmão desta oferecer para Jim ajuda nas prisões em troca de apoio à sua candidatura.
A partir desse momento a trama gira em torno do plano incendiário ordenado por Theo. Contratados por Pinguim e considerados os mais aptos com fogos e explosivos, os irmãos Pike começam a fazer o trabalho de explodir todos os estabelecimentos sob o domínio da família Wayne. O primeiro ato ocorre em um cofre portando uma relíquia da família, um facão, que é roubado na empreitada e levado até Cobblepot.
Mas por quais motivos, possuindo tanto dinheiro, o milionário misterioso roubaria esse artefato? Essa pergunta também rondou os pensamentos de Oswald e, visando descobrir o motivo, procura essa informação através de uma senhora entendedora da historia de Gotham. Dessa forma ele acaba por revelar pra si e para o público o passado obscuro da família Galavan, antiga família Dumas, que foi completamente chutada da cidade pelos Waynes, ficando no esquecimento. A faca era o símbolo desses acontecimentos.
Levando isso em consideração, ainda vemos o novo “Rei de Gotham” jogar suas cartas contra o novo candidato a prefeito. Fingindo o agravamento de sua paranoia com uma possível traição entre seus capangas, ele obriga seu fiel e forçado escudeiro Butch a pedir um emprego ao milionário, fazendo-o alegar a loucura do antigo chefe. Para tornar seu esquema mais verossímil, Pinguim ainda decepa a mão de seu guarda-costas.
O episódio termina com Theo se encontrando com um tal e desconhecido padre Creel. Após alguns “puxa saquismos” entre um e outro acabam revelando para o público – e repetindo seu plano completo como se não tivessem já falado sobre isso – os verdadeiros objetivos do vilão ao longo da temporada, dominar a cidade, trazer seus irmãos e matar Bruce, o único Wayne restante, estabelecendo o reinado Dumas. Ainda observamos Gordon, devido á uma morte dentro da Strike Force, dar seu apoio ao vilão como futuro prefeito.
A série está mostrando, mais uma vez, as minúcias dentro da corrupção e dos negócios entre as ruas, provando passo-a-passo que a construção de uma sociedade perigosa como Gotham necessita cada vez mais da aparição do Homem-Morcego. A torcida para que o patrão mimado de Alfred se torne o herói mais venerado da mídia ainda abriga os corações dos fãs e intriga a visão de quem vê a cidade do Cavaleiro das Trevas se tornar a prisão/hospício a céu aberto igual a dos quadrinhos.
Revisado por: Bruna Vieira