- – Por Aline Machado
- 15 de setembro de 2015.
- sem spoilers.
A adaptação do clássico de terror Scream (“Pânico”, no Brasil) para tv foi uma aposta extremamente alta e arriscada, mas com um tiro certeiro, a MTV conseguiu balancear o novo e o “velho”, utilizando de referencias das séries atuais para recriar todo o clima de suspense da franquia de 1996.
Assim como citei nas primeiras impressões sobre a série, Scream MTV acontece em um “universo paralelo” onde os longas e a trama de Sidney Prescott nunca existiram, e com isso a série ganha liberdade para trilhar seu próprio caminho, mas sem nunca (com referências sutis e diretas) deixar de homenagear a franquia mãe.
Na trama Emma Duval (nossa protagonista) é assombrada por um fantasma a muito tempo esquecido no passado de Daisy, sua mãe. Uma traição e um drama familiar são as motivações para uma nova onda de assassinatos na cidade fictícia de Lakewood. Assassinatos esses, com a assinatura de Ghostface, que agora possui a criatividade de Jogos Mortais e Premonição, para elaborar suas mortes.
Um dos maiores triunfos da emissora é saber equilibrar com inteligência suas séries, assim como acontece com Awkward, Faking It, Finding Carter, entre outras. Em Scream, temos o drama, a comédia, o suspense e o horror, surpreendentemente bem harmonizados ao longo de 10 episódios, utilizando de seu vasto número de personagens, para a todo tempo quebrar ou reconstruir um “clima”, seja com alívios cômicos ou com dramáticos plot twists.
A franquia Pânico é uma série filmes atemporais, e Scream TV Series se utiliza de diversos elementos do suspense adolescente da década de 1990 para narrar sua trama, como o conhecidíssimo: “vou te fazer sofrer”. Primeiro, ela te conquista com personagens carismáticos e divertidos, e casais que provavelmente você irá torcer, para depois tirá-los um a um, em uma angustiante sequência de assassinatos sem fim.
A primeira temporada de Scream obteve uma excelente arrancada, com quatro episódios de tirar o fôlego. Ela perde o rendimento no momento em que há necessidade de explicar demais a trama, tornando-a monótona. Mas com reviravoltas com reviravoltas clássicas do gênero, se recuperou a tempo de finalizar sua historia, com um desfecho digno da franquia Pânico, para nenhum fã botar defeito.
Ao contrario dos filmes, “a graça” não está em adivinhar o assassino, e sim, usando tudo que aprendemos com séries como The Walking Dead e How to Get Away with Murder (entre tantas outras), prever o próximo personagem a ser morto. Essa “brincadeira” só é possível, graças a um dossiê fornecido pela própria série, ao lembrar a todo o momento com inúmeras referências que historias de terror são previsíveis e estereotipadas.
Scream MTV é uma série original, mas ao mesmo tempo é semelhante a todas as outras, e não sente vergonha alguma em abraçar a sua relação com as outras séries do gênero teen; como nos momentos onde se compara como a versão sangrenta de Pretty Little Liars.
Se você é um fã na franquia com certeza não irá resistir aos momentos de pura nostalgia fornecidos pela série, ou, se está apenas procurando um clássico filme de terror adolescente (de 6 horas de duração), Scream MTV é um prato cheio.