Por Adrien
06 de Julho de 2015.
Nessa semana, a qualidade de Hannibal surpreendeu.
Contorno (um prato normalmente servido com o “secondo“). Geralmente consistem em vegetais, crus ou cuzidos, quentes ou frios. Sempre são servidos em um prato separado, nunca no mesmo que o da carne. Assim como todos os nomes dos episódios desta temporada, consiste na estrutura de culinária italiana.
Gostaria de mencionar um padrão que reparei no título dos episódios. Como devem ter visto nas reviews anteriores, os episódios não seguem a mesma ordem que a estrutura da alimentação italiana, que inicia com aperitivo, antipasto, primo, secondo e contorno. Os episódios foram respectivamente chamados de Antipasto, Primavera (remetente ao primo), Secondo, Aperitivo e Contorno. Porém, há uma lógica nessa troca de ordem. Em “Antipasto“, o começo da terceira temporada, vemos o que aconteceu com Hannibal Lecter pós season finale. “Aperitivo” mostrou também pós eventos season finale, mas com foco nos personagens vítimas do canibal. “Primavera” e “Secondo” (episódio 2 e 3) são os pratos com carnes e em ambos episódios há alguma cena “artística” de um cadáver morto (o corpo na igreja e o prisioneiro de Chiyoh). Por fim, “Contorno” sucede a história de Chiyoh.
A personagem Chiyoh ficou ainda mais misteriosa ao confessar que sabe onde Hannibal está e ao empurrar Will do trem. Quais suas intenções? Será que também foi manipulada por ele ou ela é realmente menos “maleável”? Pela conversa entre ambos personagens, percebemos que a destruição psicológica de Will na segunda temporada foi tão intensa que ele acha que precisa matar Hannibal para quebrar essa manipulação, fugindo do comum “se for matá-lo, você é tão ruim quanto ele”, o que, em questão da complexidade da mente, é muito interessante.
Aconteceu o previsto com o inspetor Rinaldo Pazzi: o assassinato pela janela com suas entranhas colocadas para fora. Essa cena se repete no filme Hannibal de 2001 e quem lembrava dele ficou ansioso por esse acontecimento desde o episódio 2, pois isso desencadeou coisas importantes, como: ele estando ciente que está sendo caçado, que há um preço por sua cabeça e também que Alana está envolvida.
O final do episódio Contorno foi a melhor parte da temporada. Jack Crawford, tomado pelo luto de sua querida Bella e aposentado, após ver Lecter na janela só teve um pensamento. Quando não se tem nada a perder… E Jack entra no prédio e se esconde, revertendo a perseguição de gato e rato vista na temporada anterior. A situação se transforma em puro thriller quando Hannibal é espancado até ficar manco e com o rosto inchado. Mesmo com o canibal sendo um personagem carismático e cheio de classe (diferente dos filmes), imagino que todo mundo torceu para Jack e teve aquela sensação agradável por aquilo estar acontecendo.