Home » Destaque » A Forma da Sombra [Resenha]

A Forma da Sombra [Resenha]

aformadasombra

Por Adrien

14 de Abril de 2015.

Atualmente, uma coisa que tenho gostado muito de fazer é pegar livros de autores brasileiros e lê-los. Em nosso país é costume ouvir que tudo de estrangeiro é melhor e que nossa literatura é muito fraca. Porém, podemos perceber que esse cenário está mudando e nossos escritores locais estão provando para todos que nós também podemos ser os melhores. Em seu livro A Forma da Sombra, Fernando de Abreu Barreto comprova isso ao inovar com sua forma de escrita e história surpreendente.

O protagonista é o próprio narrador, que descreve sua vida problemática e perturbadora vagarosamente, fazendo o leitor formular teorias sobre quem e o que é, ao mesmo tempo que ele tenta resolver por si mesmo. A princípio ele parece ser um rapaz comum, só um tanto psicótico. Ele prefere a noite, frequenta sua boate preferida e é indiferente com uma garota após levá-la para cama. Mas aos poucos ele revela uma personalidade fria e que tem intolerância a luz. Então ele começa a levantar questionamentos sobre quem ele é, pois parece tão deslocado das pessoas que nem se sente humano.

O mistério te prende do início ao fim, com um ótimo desenvolvimento na história e no personagem. A linguagem é simples e direta, com capítulos curtos, o livro perfeito para ser lido no ônibus. Confesso que a quantidade de páginas chamou minha atenção por serem poucas, mas a história começa e termina onde devia. Ela é bem escrita e interessante, te fazendo desejar que esse fosse um livro com uma coletânea de suspenses.

Esse é o primeiro livro de Fernando Barreto, e tudo que eu espero é ter logo uma coletânea desses contos de terror. Ele é colunista da Revista Pacheco e você pode conferir seu blog clicando aqui.

 sombra-nota