Por Paloma Contiero
16 de março de 2015
Gostaram do episódio dessa semana, walkers? Pois eu curti bastante. Já está na lista de um dos melhores dessa temporada. “Spend” trouxe muitas emoções.
Um ponto que vale ressaltar sobre esse episódio é a questão do desenvolvimento de certas personagens. Eugene, finalmente, nos mostrou que não é tão covarde assim. Ao contrário de Nicholas, um completo egoísta que não mede esforços para livrar a própria pele. O que me faz lembrar de Padre Gabriel. Sem comentários para esse aí. E quando Noah começa a ter mais esperança quanto ao seu futuro junto aquela comunidade de Alexandria, bom… o destino não foi nada legal para ele.
Começamos o episódio com Gabriel, que estava sumido fazia um tempinho já. Ele está diante de um altar e começa a rasgar as páginas da bíblia. Ao meu ver, essa atitude foi mais um reflexo do peso na consciência que Gabriel tem pelo seu ato de covardia. Mais no final do episódio, ele resolve ir conversar “em particular” com Deanna, já que Maggie acaba ouvindo a conversa toda. Gabriel, com a frase “Satã se disfarça como o Anjo da Luz”, tenta convencer Deanna de que Rick e o grupo são más pessoas, pois eles fizeram coisas para que pudessem sobreviver. Quanta ironia, certo? Falou o padre que deixou a comunidade dele morrer pra salvar a própria pele. Deanna não pareceu se convencer muito com esse papinho, mas com certeza ficou um pouco abalada com a informação, afinal, Gabriel disse que iria chegar uma hora em que Rick e os outros começariam a tomar conta de Alexandria, que eles iriam passar por cima de Deanna e da comunidade. Obviamente que ela iria se abalar ao ouvir que pessoas em que ela confia para melhorar Alexandria poderiam passar a perna nela.
Falando em confiar, não é apenas Deanna que confia em Rick e no grupo. É evidente que a maioria da comunidade também tem confiança no pessoal. Uma prova disso é quando Tobin pede para que Deanna coloque Abraham em seu lugar, fazendo-o líder da equipe de construção. Isso porque, quando a equipe está trabalhando e é atacada por uma horda de zumbis, Abraham mostra do que é capaz, salvando a vida de Francine, que já estaria morta se dependesse de Tobin.
Lembram do garotinho Sam? Aquele fissurado por cookies? Pois é, ele anda na cola de Carol pedindo por mais e mais cookies. Carol acaba cedendo, afinal, o garoto sabe sobre as armas e ela precisa garantir que ele não conte isso para ninguém. Sam, na tentativa de conversar, pergunta para Carol o motivo de ela ter pego aquelas armas. Quando ela responde que era apenas uma medida de proteção, Sam nos surpreende dizendo que gostaria de uma arma também, para se proteger. Carol fica intrigada, indo até a casa do garoto para tentar descobrir algo. Apesar de Pete, marido de Jessie e pai de Sam, não fornecer nenhuma informação relevante, sua atitude já falou por si só. Carol, então, vai até Rick e conta o que descobriu: Pete abusa violentamente de Jessie e Sam. Como Carol já passou pela experiência de ser violentada pelo marido, ela diz que Rick só tem uma saída, que é matar Pete. Achei isso um tanto quanto pesado. Claro que a situação é bem ruim, Carol sabe isso melhor do que ninguém. Mas matar Pete só irá causar mil tretas dentro da comunidade. Como explicar a morte de Pete? Como matar Pete de uma forma que ninguém descubra quem matou e o motivo? Melhor tentar algum outro tipo de intervenção, mesmo isso sendo bem difícil também.
Bom, agora, vamos para a parte mais uoooow desse episódio. A comunidade ficou sem energia e algumas peças (não sei o nome daquilo hehe ><) são necessárias para que a rede de eletricidade seja restaurada. Sendo assim, Glenn, Aiden, Nicholas, Noah, Tara e Eugene saem em busca dessas peças. Lá, vemos como Aiden ficou um pouco mais aberto às sugestões de Glenn, preferindo seguir as ordens dele. Nicholas, porém, ainda não está curtindo fazer as coisas de outro jeito. Tudo parece estar indo muito bem, Eugene e Tara acham as peças, então eles poderiam ir embora. Só que não. Um zumbi com armadura militar se aproxima de Aiden, e ele, atirando no zumbi, acaba acertando uma granada que estava no uniforme. BOOM. Tara sofre um traumatismo, ficando desacordada, e Aiden acaba preso em algumas hastes de metal, ainda vivo.
Eugene fica cuidando de Tara enquanto Glenn, Noah e Nicholas vão tentar tirar Aiden das hastes de metal antes que os zumbis cheguem primeiro até ele. Enquanto os zumbis estão distraídos, Eugene se sente na obrigação de ajudar Tara e a proteger, sendo assim, ele sai do armazén para levar Tara até a van. A tentativa de salvar Aiden não dá muito certo. Nicholas é o primeiro a deixar ele para trás, dizendo que foram os dois que abandonaram aquele grupo na floresta, causando a morte deles, então porque Nicholas faria diferente com Aiden? Glenn continua tentando salvar Aiden, mas quando ele diz que, na floresta, quem entrou em pânico foi ele e Nicholas e não o grupo, como eles haviam contado, já é tarde demais e Aiden é atacado.
Agora Glenn, Noah e Nicholas precisam sair daquele lugar, mas a entrada da frente está totalmente ocupada por zumbis, não tem como eles sairem vivos por ali. Mesmo assim, Nicholas tenta o impossível, não conseguindo, obviamente, e fica preso na porta rotativa, assim como Glenn e Noah, que foram encurralados por outra horda na parte de dentro. Quando parece que agora eles realmente não tem saída nenhuma, Eugene aparece dirigindo a van e distrai os zumbis, mostrando um pouco mais de coragem do que ele já teve antes. Glenn tenta quebrar o vidro da porta para que eles possam sair todos vivos, mas Nicholas se desespera e acaba fugindo. Nisso, Noah é pego pelos zumbis e morre.
Confesso que fiquei um pouco triste com a morte dele. Ver Glenn tentando salvá-lo e sua decepção quando não consegue foi de cortar o coração (não mais do que ver Daryl chorando pela Beth, claro. Nada supera isso.). Quero só ver a treta que essa história vai dar. Deanna ficará arrasada com a morte do filho e Rick ficará furioso com Nicholas. Em outras circunstâncias, Rick não pensaria duas vezes em acabar com Nicholas, mas agora que está em Alexandria, ele precisa lidar com Deanna para tomar qualquer decisão maior. Claro que Glenn irá contar como Nicholas abandonou Aiden para a morte. Isso dará um motivo para que Deanna deixe que Rick se acerte com Nick? Ou ela ainda tentará tomar uma decisão menos bruta do que a de Rick?
É, mais um personagem sofre com a cota racial em The Walking Dead, galera. Apesar da raiva que eu tinha de Noah, não foi nada legal o jeito que ele morreu. Várias vezes quis que ele morresse, mas realmente fiquei chateada com a morte dele agora que isso realmente aconteceu. Mas se Padre Gabriel sofresse com essa cota também, não ficaria chateada com a morte dele, afinal, tá querendo lançar picuinha pra cima do resto do grupo pra, no final, se safar de novo e ficar lá em Alexandria no bem e bom. Já não basta o que ele fez com a própria comunidade, não?! Ainda quer fazer o mesmo com o grupo que fez o favor de acolher ele? O verdadeiro Satã disfarçado de Anjo de Luz tá longe de ser Rick e o grupo.
Agora só faltam mais dois episódios para o fim da temporada. O que será que teremos semana que vem? Será que Tara irá melhorar? Nicholas sofrerá muitas consequências pelos seus atos? Deanna levará em consideração as afirmações de Gabriel? Não sabemos, mas, com certeza, muita coisa irá acontecer na season finale de 90 minutos. Aguardando anciosamente por isso.