Por Josiane Fernanda
02 de Fevereiro de 2015
Todd Hewtitt é um garoto de 13 anos que mora em Prentisburgo, uma cidade totalmente habitada por homens. Porém isso não é o mais estranho, os moradores de Prentisburgo conseguem ouvir os pensamentos uns dos outros e dos animais também, o que a princípio pode parecer uma coisa muito legal, mas quando não se tem privacidade nenhuma e os homens não tem nenhum pensamento que valha a pena escutar no ruído, como os moradores chamam, pode ser muito incômodo.
Prestes a se tornar um homem, o que ocorre aos 14 anos na cidade, Todd está passeando com seu cachorro Manchee no pântano, quando fica muito assustado ao sentir um buraco em seu ruído. Isso nunca tinha acontecido antes, e o garoto logo deduz que só pode ser um spacle, exploradores que tentaram habitar essas terras no passado e em uma guerra acabaram liberando um vírus que iniciou o ruído, que era nocivo às mulheres.
Com muito medo, Todd começa a voltar para casa, mas, para chegar lá, precisa atravessar a cidade toda. Enquanto isso, em meio ao seu ruído, tenta esconder o que aconteceu no pântano de todos os homens de Prentisburgo, pois mesmo não sabendo o que aconteceu, o menino sabe que o silêncio nunca pode ser algo bom.
Chegando em casa, conta o que aconteceu aos seus pais Cillian e Ben, que na verdade eram amigos de sua mãe e passaram a criá-lo desde a morte deles, e, para sua surpresa, ficam tão assustados quanto ele e começam a dizer que ele precisa partir imediatamente da cidade.
Mas partir para onde, se Prentisburgo é o único lugar habitado em toda a Terra? E, principalmente, de que é ele está fugindo?
Então, uma série de acontecimentos muitos confusos começam a se desenrolar. O delegado da cidade, Prentis Jr, aparece na fazenda tentando levar Todd com ele. Em meio a briga, Ben foge com Todd e, ao chegar perto do pântano, diz que ele precisa seguir sozinho, que saberá o que fazer. Sem tempo para explicações, Ben volta à fazenda afim de atrasar a comitiva que está atrás do garoto.
Todd então se vê sozinho, quer dizer, apenas com seu cachorro e uma mochila preparada para a fuga, que contém um diário de sua mãe, possivelmente com a explicação para os acontecimentos e o que ele deve fazer a seguir. Porém, Todd não sabe ler muito bem, já que o prefeito Sr. Prentis, proibiu o ensino aos garotos.
Mesmo completamente confuso, triste e assustado ele sabe que precisa seguir em frente e buscar alguma ajuda.
É aí tudo vai ficando mais complicado, porque logo no começo de sua caminhada, Todd encontra uma garota, o que não poderia ser verdade, já que sabia que todas as mulheres de Prentisburgo haviam morrido. Ele fica muito assustado, mas não tem muito tempo para se questionar, ou questionar a garota, já que aparantemente ela não fala, e o mais estranho de tudo: não tem ruído. E, além disso, logo eles são atacados pelo padre da cidade, que parece estar disposto a tudo para se livrar de Todd e, principalmente, da garota.
Então, só resta ao garoto seguir os conselhos de Ben e seguir viagem. Viagem esta que irá colocar à prova tudo o que Todd aprendeu durante toda a sua vida.
O Motivo foi uma grande surpresa literária para mim. Vocês não adoram quando isso acontece? O livro tem uma narrativa bem ritmada e fluída. Com uma história cheia de mistérios e aventuras, é muito envolvente e, assim, impossível largar antes de ver o final.
O Motivo faz parte da trilogia Mundo em Caos, escrita por Patrick Ness, que, aliás, entrou para minha lista de autores para ficar de olho.