Por Guilherme Souza
01 de Fevereiro de 2015
Pokémon X & Y foram uma boa revolução no linha de jogos da Game Freak. Trouxeram várias inovações, tanto de visual quanto gameplay, e o anúncio de que um remake de Pokémon Ruby & Sapphire estava sendo feito usando a mesma engine foi recebido com imensa expectativa, tamanho o amor que várias pessoas têm pela geração de pokémons que aparecem no game.
Veio o lançamento, e o resultado foi muito além do esperado por qualquer fã. As melhoras apresentadas no game, em relação ao X/Y, são imensas, tanto de configurações e uso da engine quanto em história.
Como Remake
Não houve grandes mudanças na história do jogo. A inserção da Mega-Evolução ficou simples, sem muitas explicações, deixando o foco para as novas Primal Evolutions, fazendo ligação com a história de Groundon e Kyogre. Outro adicional, este muito mais interessante, foi a história de Rayquazza, aqui contada num “episódio” especial que ocorre ao término da trama principal do game.
Diferente dos games originais, aqui vemos novas personagens sendo introduzidas, com uma nova ameaça e a necessidade de descobrir mais sobre o dragão supremo para salvar a Terra. A maneira como a trama segue, encaminhando-o para a tentativa de captura do pokémon, funciona muito bem, culminando com uma bela surpresa para os fãs.
De resto, pouco foi mudado. A trama envolvendo o Team Aqua/Magma continua a mesma, os acontecimentos no decorrer das cidades também, ocorrendo pequenas mudanças aqui e ali. Uma delas envolve uma reformulação da cidade de Mauville, que se torna um grande shopping, e outra envolve os raros pokémons Latios e Latias. O jogo praticamente lhe dá um deles em determinado ponto, e insere uma nova mecânica em que é possível você voar através do continente de Hoenn, montado nas costas do seu novo amigo. Uma adição interessante e que facilita a vida ao não precisar do HM Fly.
Mecânicas
Se na trama aconteceram poucas mudanças, nas mecânicas do jogo houve uma verdadeira revolução em relação ao original. O visual 3D, já visto em X/Y está muito mais bonito e orgânico que antes, inclusive com a adição de diversas expressões físicas das personagens. A relação entre você e seu/sua rival se torna muito mais humana (e até romântica) com todas as reações que você vê na tela, como movimentos de mãos, expressões faciais e até mesmo algumas vezes coradas.
A atualização do PokéNav também é incrível, principalmente pelos seus usos no game. Agora 2 mapas podem ser acionados ao clicar na tela do seu 3DS, um dedicado a pokémons, e outro dedicado a mostrar mapas do continente, com informações detalhadas, treinadores disponíveis e outras coisas. O primeiro é extremamente útil para completar sua pokédex, pois mostra um relatório de pokémons capturados e disponíveis de cada rota ou região por onde você passa. Você pode ver quando já capturou todos os pokémons da região, ou descobrir quais pokémons faltam. Ele ainda dá informações de que pokémons estão se movimentando em determinados pontos da região. Uma ferramenta completíssima. E o das cidades, além de servir como mapa, dá a você uma noção maior de quais treinadores querem uma revanche pelas regiões por onde você passa, sem a necessidade de ficar entrando em buscas longas para isso.
A adição das mecânicas criadas em X/Y também continuam boas, como o pokémon Amie e o treinamento de EVs, iguais aos do jogo anterior da franquia. As mega-evoluções estão um pouco mais controladas, e os travamentos em batalhas que víamos ao usá-las nos jogos diminuíram, embora não tenham sumido. Os pokémons do tipo fada, que dominaram o jogo anterior, também encontram um equilíbrio maior aqui, perdendo um pouco do poder excessivo e tornando as batalhas mais equilibradas.
Com tudo isso, entramos em uma questão dos jogos que já se era percebida desde Pokémon Black & White, que é a facilitação dos jogos. Com tantas ferramentas sendo adicionadas, começou a ficar cada vez mais fácil terminar o jogo sem nenhuma dificuldade. O padrão do jogo já lhe dá alguns bons pokémons, facilita a captura de outros raros, e itens como o Exp. Share podem tornar tudo muito mais simples e, até mesmo, sem graça, já que todos os seus pokémons podem evoluir bem mais rapidamente. Não acho que isso seja mais um problema, mas um reflexo da indústria atual. Durante minha jornada em X/Y, achei fácil demais, mas aqui houve um equilíbrio maior, e, principalmente, percebi como aplicar isso sem facilitar a luta até a Elite 4. Dá para evoluir bem seus pokémons sem a necessidade de ficar horas a fio em matinhos, com a facilidade de lutar novamente com tantos treinadores diferentes, e sem precisar apelar para facilitadores maiores, como o Exp. Share falado acima.
Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire são alguns dos melhores jogos que já joguei dentro da franquia. Não só por ser uma ótima geração, mas pelo cuidado que tiveram com o remake, evoluindo cada mecânica criada e trazendo muito mais profundidade para o conteúdo. Com isso, a história se tornou muito mais pessoal, ficando mais fácil compreender e gostar das personagens do jogo. Tudo o que queremos e gostamos, correto? ;)
E não tenha dúvidas de que, mesmo após terminar a história, você gastará várias horas com seus pokémons.
PS: Game Freak, espero um remake de Pokémon Yellow.