Popularizada principalmente através do seriado The Big Bang Theory lançada em 2007, o mundo e a cultura nerd está em alta no mundo e, mais do que nunca, no Brasil. Muitas vezes algumas ideias a respeito deste universo, não ficam bem claras, então vamos esclarecer um pouco essas ideias.
A concepção de um nerd isolado, com óculos, sem amigos, trancafiado no escuro é cada dia mais colocada em cheque. E faço aqui um alerta: em muitos casos essa mania de etiquetar tudo e todos como “isso” ou “aquilo” acaba gerando preconceitos dentro de grupos que historicamente já sofrem algum tipo de exclusão social – como os nerds. Pois é, como os nerds podem ter preconceito? De fato não faz sentido. Então, vamos falar de rótulos: nerds, gamers, etc. O fato é que outro dia, pesquisando coisas aleatórias no Google (sim, sou desses) acabei encontrando um infográfico que discute sobre “Geek vs. Nerd” buscando esclarecer o que se entende por cada termo.
Pois bem, com ajuda da minha brother Adrien (a colunista das quintas-feiras), fizemos uma versão traduzida do tal infográfico e compartilhamos com vocês abaixo. A proposta não é, claro, de rotular ninguém, e sim apresentar como as pessoas definem os dois grupos. Eu mesmo não me encontrei completamente em nenhuma definição feita, o que, claro, não me incomoda nem um pouco.
Sem mais delongas, vamos aos dados:
Para visualizar o infográfico original clique aqui.
O mais interessante das informações abordadas pelo infográfico dizem respeito às questões sociais e não a distinção entre os dois grupos que, na verdade se permeiam muito. Concepções de origem dos dois termos também são pontos interessantes a observar, já que de modo geral eles são tidos como um único grande grupo.