Guilherme Souza escreve todos os domingos sobre séries, filmes, livros, youtube, ou receitas de miojo. Ou seja, ele fala nada sobre tudo.
*A tirinha completa dessa imagem você encontra aqui!*
Uma das coisas que mais habita a mente dos nerds é encontrar a “garota nerd” perfeita. Sozinhos em seu canto, imaginam a garota que vai gostar das mesmas coisas que eles, será jogadora assídua de videogames e saberá tudo de Tolkien e Douglas Adams. A garota nerd se torna um ser superior, endeusada, rara e extremamente desejada. Ela será tratada com todo o amor do mundo por esse nerd, ele a respeitará como os “maloqueiros” não a respeitavam, será o cara bonzinho e romântico.
E o que acontece quando um nerd se depara com uma “garota nerd”?
Ninguém pediu tua opinião, você não sabe nada do personagem!
Você é garota? Então vem aqui que eu vou te mostrar *insira uma gíria ou nome criativo para o pênis do cara*!
Certeza que você é shemale!
Tu não sabe nada dos quadrinhos, tá fazendo cosplay só para aparecer!
Você tá se vestindo igual prostituta com esse cosplay só para as pessoas ficarem te olhando!
Você é gorda demais para essa personagem!
Só deixei você ganhar porque é mulher!
Sem dúvida, o nerd é o cara bonzinho.
Onde está a lógica nessas ações? Onde está o respeito que você falava que as mulheres mereciam?
A realidade é que o universo nerd é extremamente preconceituoso com as mulheres. Uma garota pode saber absolutamente tudo de determinado assunto, mas o nerd falará que ela não sabe nada. O mesmo nerd defenderá um amigo que fala algo errado, tamanha sua cegueira.
E vocês já viram o que acontece com as garotas que resolvem jogar algo online? Muitas vezes elas são acusadas de serem garotos disfarçados(?), de serem attwhores sem darem motivo para isso(??), ou são ofendidas falando que elas não jogam bem(???) ou com tentativas extremamente galanteadoras e válidas/românticas (na mente deles) de sedução(????), que deixariam qualquer pessoa com um cérebro envergonhada da raça humana.
E por que isso acontece? Como pessoas que sofrem preconceitos, como é o caso dos nerds, conseguem ser tão preconceituosos com alguém? Eles não sabem o que é não ser aceito por alguém?
Se você parar para pensar, o universo nerd ainda está, infelizmente, aprendendo a aceitar as mulheres. Videogames com mulheres protagonistas fortes ainda não são comuns e as pessoas não vêem isso como problema. Os quadrinhos foram os primeiros a desbravar esse universo nos entregando heroínas, como a Mulher Maravilha (não acho que neste texto cabe discutir tanto os uniformes, acho isso um território mais cinza, e, citando a própria Mulher Maravilha em Justice League: War quando cidadãos julgaram seu uniforme como roupa de “vadia”: “Eu me sinto poderosa usando ele.”).
Falando em heroínas, dificilmente você se vestirá como uma personagem de uma forma que agrade alguém. Vão falar que você é gorda demais, ou magra demais, ou que não é da mesma etnia, ou que você só quer aparecer usando tal roupa, ou que você foi puritana demais na sua roupa, e vão achar mil motivos para você se vestir como a personagem, mas nunca passará pela cabeça deles de que pode ser porque você gosta da personagem e quer homenageá-la, ou simplesmente porque você quer se vestir como ela e fim. E, se eles gostarem da sua roupa, eles não vão elogiar, eles vão achar que podem ofendê-la com uma série infindável de cantadas gratuítas, que eles se acham no direito de dá-las por causa da sua roupa.
Depois esses nerds reclamam que as garotas não gostam deles, que eles são desvalorizados e que sempre caem na “friendzone”, a maior desculpa que eles possuem para quando fazem merda e não a enxergam.
Nós ainda vivemos numa era das trevas no universo nerd (e muito pior fora dele). Temos fóruns dedicados a garotinhos tentando achar fotos daquela jogadora de LoL pelada, ódio permeando as cosplayers em grandes eventos, garotas sendo julgadas não importando seu conhecimento do assunto, e ainda assim os nerds acham que elas tem a obrigação de gostarem deles.
Eu não sou um conhecedor profundo dessa causa, e mesmo assim falar dela traria um texto muito maior, então (novamente) deixarei alguns vídeos e links para vocês. Por favor, vejam e leiam tudo que for possível, espalhem o que puderem, porque ninguém merece ser tratada tão mal simplesmente porque alguém é ignorante demais.
Will Wheaton é um defensor da causa, e no seu tumblr é comum vermos posts comentando sobre o que as mulheres sofrem em eventos ou na internet em geral. Aqui tem um exemplo de como elas são tratadas como objeto em eventos!
Comicbookgirl19 é uma extrema conhecedora do mundo nerd, fala sobre vários assuntos interessantes, vale pelo conhecimento dela, que é extremamente gigantesco!
Outro exemplo é o da youtuber Dee Galvão, que postou um vídeo falando sobre preconceito que as mulheres sofrem jogando:
E dois Bloco X, um vídeocast do Omelete que traz Míriam Castro, Carol Moreira, Aline Diniz e Natália Bridi falando de assuntos variados da cultura pop e afins:
Sobre Friendzone:
Sobre mulheres fodas da cultura pop:
E, você, nerd que se sentiu ofendido com isso, uma das grandes origens do mundo nerd, a ficção científica, teve a escritora Mary Wollstonecraft Shelley como uma de suas precursoras ;).
Tem algo a adicionar à discussão? Links ou opiniões (boas e válidas)? Deixe aí nos comentários!