Por Josiane Fernanda
Um Conto de Natal, um livro de Charles Dickens que nos ensina muito sobre o espírito natalino.
Essa história nos apresenta como personagem principal o senhor Scrooge; um homem muito amargo e que odeia o natal, pois acha que isso é mais uma coisa inventada para arrancar dinheiro das pessoas. Assim, percebemos que como Scrooge é apegado ao dinheiro e bens materiais, se esquecendo de familiares e amigos.
Na véspera de natal, o sobrinho de Scrooge vai até a casa dele para convidá-lo para o almoço no dia seguinte. Porém, acaba sendo enxotado de lá pelo tio, que também expulsa as pessoas que buscam doações para os pobres e o coral que canta na frente de sua porta.
Nem mesmo no emprego o homem não deixa de ser amargurado, tendo que trabalhar no frio devido a “pão-durisse” e não querer gastar com carvão para acender as lareiras.
Então depois de mais uma véspera de natal mal humorada, Scrooge em seu quarto e recebe uma visita muito inesperada e assustadora. Seu sócio, que já havia falecido há mais de seis anos, aparece todo envolto em correntes, como castigo pelo modo como tratou as pessoas pessoas enquanto era vivo. Ele estava ali para alertar o amigo, dizendo que o castigo dele seria muito pior caso não se arrependa do que faz. Também avisa que mais três espíritos irão visitá-lo ainda naquela noite, com a intenção de mostrar algumas coisas que poderão fazer Scrooge repensar sua vida. Mas será que o fato que os fantasmas mostrarão serão suficientes para abrandar o coração do velho?
Com esse simples conto, Dickens nos traz uma lição sobre o verdadeiro espírito natalino e nos convida a pensar sobre a maneira como tratamos o próximo e como isso pode se voltar contra nós mesmo.
Faça sua boa ação de natal e entre no clima natalino!
.
.
Este livro inspirou a animação da Disney: “Os fantasmas de Scrooge” que contou com a participação de Jim Carrey. Vale a pena conferir!
.