Por Josiane Fernanda
Uma fábula maravilhosa!
Este livro conta a história de um protagonista X (sim, caros amigos, X, porque Gaiman não nos revelou no nome de nosso aventureiro). O narrador em questão vai até sua cidade natal para um velório. Porém, sem ter bem certeza de pra onde está se dirigindo, acaba passando pela rua onde cresceu e se vendo no final dela, na fazenda das Hempstock, onde sua amiga, Lettie, tinha um pequeno lago ou, como ela dizia, um oceano.
A partir daí, somos levados a uma viagem juntamente com o protagonista, que começa a se lembrar de sua vida aos 7 anos e nos mostra suas experiências de infância. Tudo começa a mudar com a morte do minerador de opala, um inquilino da família que é encontrado morto no final da estrada, dentro de um mini branco. O garoto então é acolhido pelas mulheres Hempstock e, com a passar dos dias, começa a perceber que elas são bem especiais.
Confesso que nunca tinha lido nada do Tio Gaiman, porém, ao final dessa leitura, como vocês podem perceber, fiquei bem apaixonada pelo autor. Nesse clima de nostalgia criado por ele, é impossível que cada leitor não se identifique com o seu eu aos 7 anos de idade, inclusive na esperteza de Gaiman ao não nomear o protagonista, o que permite, cada vez mais, que nos coloquemos no lugar dele.
Acredito que muito da beleza desse livro seja fazer a leitura sem muito saber da história que o garoto se lembra, pois para cada leitor essa história vai trazer a tona experiências diferentes; como sempre acontece com os melhores livros.
Um história que fala, de uma forma muito singela e bonita, sobre perda, escolhas, amizade e oceanos. Sim, oceanos, aqueles mesmos que se parecem muito com um pequeno lago, que ficam lá, bem no fundo de cada um de nós e cheios de lembranças, experiências e esperanças. E que quase nunca nos lembramos de visitar. Aliás, qual a última vez que você visitou seu oceano?
– Nada nunca é igual – respondeu ela. – Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.
Título Original: The Ocean at the end of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208