Por Josiane Fernanda
“Por você eu faria isso mil vezes”
Um título instigante, uma capa diferente, uma narração impecável; só poderia resultar em uma história fascinante! O autor Khaled Hosseini nos apresenta um incrível enredo sobre lealdade, culpa, honra e cumplicidade. A história se passa no Afeganistão com o cenário de discriminação por raças e denominações que cria um clima super propício pra muita emoção.
Apesar do livro ter muitas particularidades com relação a cultura afegã a leitura não se torna chata como acontece com muitos outros títulos.
Logo no começo do livro o autor já me desmontou com uma frase que, na minha opinião, é super verdadeira;
“Mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar.”
Amir e Hassan são melhores amigos, mas acabam sempre um pouco distantes pelo fato Hassan ser um serviçal da família, um garoto amável, dedicado e principalmente leal a Amir, que por sua vez luta para que possa ter mais atenção de seu pai, disputando-o inclusive com o próprio Hassan.
Amir é um personagem muito complexo, porque apesar de sentir uma grande amizade por Hassan e saber que o mesmo faria tudo por ele, não consegue deixar sua covardia de lado, e quando precisa deixar o país com seu pai, quando as perseguições se tornam insustentáveis, percebe como sente falta do amigo e carrega uma culpa enorme por um grande mal que atingiu Hassan e ele nada fez para impedir.
Ao mesmo tempo que carrega esse sentimento, também sustenta seu orgulho e tenta refazer sua vida, mas o destino acaba lhe dando uma segunda chance de consertar as coisas com Hassan, ou talvez só o faça se sentir melhor consigo mesmo, e Amir tem a oportunidade de provar que pode superar seus medos.
Esta longe de ser a história mais feliz, muito pelo contrário, fiquei completamente despedaçada em algumas partes, os acontecimento narrados te atingem em cheio e você tem vontade de poder, mais do que nunca, fazer algo pelos personagens. Mas esse livro é uma lição de vida, e nos lembra como a vida pode ser atordoadamente dolorosa e injusta muitas vezes.
Não vou me adentar muito na história porque acredito que grande parte do fascínio está em você ter o prazer de interpretar os acontecimento, tentar entende-los e poder fazer o seu julgamento. Além de é claro fazer a interpretação do titulo do livro.
O livro é cheio de revelações surpreendentes e passagens emocionantes, uma ótima dica de leitura para quem busca um drama, daqueles de mudar sua visão de mundo, e ao mesmo tempo entreter e encantar.
“Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção.” – Isabel Allende.
Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 368